Wesley Snipes conta porque o filme do Pantera Negra que ele faria não deu certo

Wesley Snipes conta porque o filme do Pantera Negra que ele faria não deu certo

Wesley Snipes foi responsável pelo primeiro sucesso no cinema de um personagem da Marvel, com sua adaptação para Blade, o Caçador de Vampiros, lançado em 1998. Mas sua ideia inicial era produzir e protagonizar um filme do primeiro super-herói negro dos quadrinhos, o Pantera Negra.

Falta poucos dias para a estreia de Pantera Negra, agora uma superprodução da Marvel Studios, e parte da mais lucrativa franquia da história do cinema, o MCU, mas nos anos 90 a tentativa de Snipes de fazer sua versão do herói fracassou por vários motivos. Em entrevista ao THR, o ator contou um pouco desta história.

Segundo Snipes, depois de mostrar o projeto a Marvel e receber a benção de Stan Lee, a dificuldade começou em apresentar a ideia do filme para os estúdios, que ficavam confusos em relação ao personagem, por associarem o nome Pantera Negra ao grupo político afro-americano, que lutava pelos direitos civis dos negros, e então ele precisava explicar do que se tratava.

Mas uma vez tendo fechado com a Columbia, o próximo passo era encontrar um diretor.

“Nós tínhamos três roteiros diferentes e algumas opções de diretores – diretores muito interessantes naquela época”, disse Snipes.

Mario Van Peebles (New Jack City: A Gangue Brutal) e John Singleton (Os Donos da Rua) estavam na lista, mas segundo Snipes o encontro com o segundo foi frustrante devido a diferença de visões em relação a como o filme deveria ser.

“Minha visão para o filme era muito próxima ao que fizeram agora. Toda a coisa de um mundo escondido, uma sociedade altamente avançada tecnologicamente, disfarçada por um campo de vibranium” disse Snipes. Mas a visão de Singleton era totalmente diferente. “John disse ‘Não, ele tem o espírito do Pantera Negra, mas ele está tentando fazer com que seu filho se junto aos ativistas dos direitos civis. E ele e seu filho tem um problema, porque ele está tentando ser politicamente correto e seu filho quer ser um valentão.’

Eu estou parafraseando a nossa conversa, mas basicamente John queria pegar  o personagem e colocá-lo no movimento dos direitos civis. E eu dizia ‘Cara, e os brinquedos? Eles são altamente avançados tecnologicamente e será fantástico ver a África dessa forma diferente do que ela é apresentada.’ Eu queria ver a glória e a beleza da África. A joia da África.”

Snipes agradece o fato do projeto não ter ido adiante porque, segundo ele, não teria sido feito da maneira como deveria ser.

“Graças a Deus. Eu amo o John, mas eu estou muito feliz que não tenha acontecido porque seria a coisa errada a fazer com um projeto tão rico.

Nós não conseguimos encontrar a combinação certa entre roteiro e direção e, naquela época, nós estávamos muito atrasados, não tínhamos a tecnologia para fazer o que foi criado nos quadrinhos.”

Não podendo levar adiante o projeto de Pantera Negra, Snipes voltou-se para um personagem menos conhecido do universo Marvel, Blade.

“Foi uma progressão natural e reajustamento”, disse o ator. “Ambos (Pantera Negra e Blade) tem nobreza. Ambos são lutadores. Então eu pensei ‘Ei, nós não podemos fazer o Rei de Wakanda e o reino escondido na África, vamos fazer um vampiro negro”, concluiu, rindo.

Após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, Rei T’Challa (Chadwikc Boseman) retorna ao seu lar, a reclusa e tecnologicamente avançada nação africana de Wakanda para servir como o novo líder de seu país. No entanto, T’Challa logo tem seu trono desafiado por facções de seu próprio país. Quando dois inimigos conspiram para destruir Wakanda, o herói conhecido como Pantera Negra deve se juntar com o agente da CIA Everett Ross (Martin Freeman) e as integrantes da Dora Milaje, as forças especiais de Wakanda, para impedir que Wakanda seja tragada para um guerra mundial.”

Pantera Negra, com direção de Ryan Coogler (Creed), Pantera Negra tem no elenco Chadwick Boseman (T’Challa/Pantera Negra), Lupita Nyongo (Nakia), Danai Gurira (Okoye), Michael B. Jordan (Erik Killmonger), Andy Serkis (Ulysses Klaw), Forest Whitaker (Zuri), Sterling K. Brown (N’Jobu) e Angela Bassett (Ramonda).

Pantera Negra estreia 15 de fevereiro de 2018 no Brasil.

Comentários