Vingadores 4 – veja tudo que se sabe sobre o filme até agora

Vingadores 4 – veja tudo que se sabe sobre o filme até agora

Vingadores 4 é, sem dúvida, o filme mais aguardado de 2019, o que é um grande feito visto que no próximo ano teremos a conclusão da nova trilogia de Star Wars e também a adaptação live action de O Rei Leão. Contudo, todo ar de confidencialidade em torno do quarto filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra, que se reflete até mesmo no fato do título oficial ainda não ter sido divulgado faltando pouco mais de 5 meses para a estreia, aliado ao final arrasador de Vingadores: Guerra Infinita, o tornam um verdadeiro fetiche para os milhões de fãs do universo compartilhado da Marvel no cinema.

Mas, apesar de todos os segredos, algumas informações a respeito da produção de Vingadores 4 tornaram-se conhecidas, constituindo-se em peças de uma gigantesco quebra-cabeça que os fãs tentam montar de forma a decifrar a misteriosa trama escondida à sete chaves. Estas tentativas na grande parte das vezes se revelam pouco mais que especulações repletas de imaginação, porém, graças a algumas peças-chave, certos pontos, se não da trama mas pelo menos de acontecimentos, já podem ser vislumbrados.

Neste texto irei elencar esses fragmentos de informação obtidos através de fotos no set de filmagens, vazamentos de imagens e declarações de equipe técnica, elenco e diretores, procurando estabelecer um contexto que ajude a entender o que pode acontecer em Vingadores 4.

 

Quem estará no filme?

Ao longo do período de filmagens foram noticiadas algumas informações sobre a escalação de atores e atrizes e também a participação de personagens que já estiveram em outros filmes.

Em setembro de 2017, Hiroyuki Sanada, ator japonês que participou de O Último Samurai e Wolverine Imortal, e que recentemente esteve na segunda temporada de Westworld da HBO, foi anunciado em Vingadores 4. Sua participação vem ao encontro das informações sobre uma sequência passada no Japão, envolvendo membros da Yakuza.

 

 

Especula-se que a cena ambientada no Japão envolva de alguma maneira Clint Barton (Jeremy Renner), o Gavião Arqueiro, que não apenas usará o codinome Ronin como também usará um figurino semelhante a caracterização dos quadrinhos.

 

 

Uma das escalações mais interessantes foi a de Emma Fuhrmann, de 16 anos, como Cassie Lang, a filha de Scott Lang (Paul Rudd), o Homem-Formiga, interpretada tanto no primeiro filme quanto na sequência, Homem-Formiga e Vespa, pela atriz Abby Ryder Fortson, de 10 anos.

 

 

A escalação de uma atriz seis anos mais velha pode indicar duas coisas: primeira, que os heróis não apenas irão viajar para o passado, como visto nas cenas revivendo a Batalha de Nova York, mas também para o futuro. Ou segunda, e mais provável, que a trama do filme se passe alguns anos no futuro. Retornarei a essa possibilidade mais a frente.

Em abril deste ano, Victoria Alonso, produtora da Marvel, confirmou, de forma acidental, a presença de Michelle Pfeiffer, que estreou no MCU em Homem-Formiga e a Vespa, interpretando Janet Van Dyne, a Vespa original. Na ocasião, em entrevista ao THR, Alonso disse:

“Eu não vou mentir, eu chorei. Você diz pra si mesma ‘Huh? Você tem grandes estrelas falando sobre outras grandes estrelas e, suspira, aquela é Michelle Pfeiffer? É ela! Foi um pequeno momento de Hollywood, que eu achei adorável e cativante.”

 

 

Em fevereiro, Evangeline Lilly, a Vespa, disse que tem uma participação pequena em Vingadores 4.

“Eu vou aparecer em Vingadores 4”, ela respondeu. “Não muito, então não tenham muitas expectativas. Mas eu estou lá. E eu estou muito orgulhosa e entusiasmada por estar lá.”

Mas se a presença de Hope Van Dyne já era esperada, e a de Janet Van Dyne poderia ser imaginada, não se poderia dizer o mesmo de Frank Grillo, o Ossos Cruzados, cuja participação em Vingadores 4 foi confirmada de duas formas diferentes. Em novembro de 2017, o ator apareceu em uma foto junto com parte do elenco que rodava o filme em Atlanta. E, em outubro deste ano, falando ao podcast UFC Unfiltered, comentou: “Ele [Ossos Cruzados] faz uma aparição no próximo filme dos Vingadores, mas é em um flashback”.

 

 

Também podemos ter quase certeza de que  Valquiria estará em Vingadores 4. Em setembro, Tessa Thompson esteve ao lado de Chris Hemsworth em Atlanta para participar de refilmagens ou filmagens adicionais. Os dois, que também rodavam na ocasião o derivado de Homens de Preto, chegaram juntos e partiram juntos para dar continuidade a este trabalho.

 

 

Quem também marcará presença é Tilda Swinton, reprisando o papel de Anciã, que interpretou em Dr. Estranho. A confirmação de sua participação veio em outubro, quando Michael Grillo, produtor de Vingadores 4,  ao participar de um painel no Austin Film Festival ao lados dos roteiristas Christopher Markus and Stephen McFeely, revelou, sem perceber, um spoiler do filme, corroborando uma informação dada por Mark Ruffalo há quase um ano.

Ao falar sobre as dificuldades de fazer o filme, devido a agenda do elenco, Grillo comentou: “Quando nós conseguimos Tilda Swinton, ela tinha apenas um dia disponível.”

 

 

Já a participação de Gwyneth Paltrow não será nenhuma surpresa e, graças ao vazamento de uma imagem, tampouco o fato de que ela se transformará em uma super-heroína, usando a armadura Resgate.

 

 

A novidade foi a notícia de Katherine Langford, a Hannah Baker da série 13 Reasons Why, tem um papel em Vingadores 4, embora nenhum detalhe adicional tenha sido dado.

 

 

Viagem no tempo?

O grande tópico de discussão em relação a Vingadores 4 é a possibilidade de uma viagem no tempo ou interdimensional. Tudo começou quando vazaram fotos de uma filmagem ambientada na Batalha de Nova York, mostrada no primeiro filme dos Vingadores. As fotos mostram Chris Hemsworth e Robert Downey Jr. vestindo o mesmo figurino da primeira reunião da equipe.

 

 

Já outra imagem dessa mesma filmagem mostra Tony Stark vestindo um uniforme da SHIELD, o que ele não fez no filme dos Vingadores e em nenhum outro longa.

 

 

Mas não para por aí. Fotos de cenas rodadas no início deste ano mostram, em meio aos escombros de Nova York, Chris Evans, Mark Ruffalo e Paul Rudd, cujo personagem, Homem-Formiga, não participou da luta contra os invasores chitauri. Nestas fotos três outros detalhes chamam a atenção: os pontos vermelhos, que funcionam como marcadores para inserção de elementos em CGI; um dispositivo nas mãos de Rudd, Evans e Downey Jr. e também a aparência deste último, que tem os cabelos visivelmente mais claros, aparentemente grisalhos, e cujo figurino azul é inteiramente diferente do usado quando enfrentou Loki em sua cobertura.

 

 

O que se imagina, a partir dessas fotos, é que Tony Stark e Scott Lang viagem ao passado, até a Batalha de Nova York, planejando dar um fim a Joia do Infinito que está no cajado de Loki. A cena pós-crédito de Homem-Formiga criou a suspeita de que Scott utilize o Reino Quântico para viajar no tempo.

Mas talvez não apenas o Homem-Formiga, e talvez Homem de Ferro, realizem uma jornada pelo Reino Quântico, pois a imagem vazada de um produto licenciado mostrou que Thor, Rocket e o Capitão América utilizarão novos trajes tecnológicos que lembram muito o usado por Hank Pym (Michael Douglas) para cruzar o Reino Quântico em Homem-Formiga e a Vespa.

 

 

Porém tudo fica mais confuso quando se adiciona um outro elemento ao set da recriação da Batalha de Nova York. Em meio as últimas cenas filmadas de Vingadores 4, em Atlanta, um fotógrafo conseguiu registrar no set um dispositivo visto anteriormente em Capitão América: Guerra Civil. A BINARY AUGMENTED RETRO FRAMING, ou BARF, como chamou Tony Stark (Robert Downey Jr.) é a tecnologia que permite recriar eventos em 3D a partir da memória. O dispositivo foi visto na apresentação de Tony Stark para estudantes do MIT no começo de Guerra Civil, quando ele recriou seus últimos instantes com os pais.

 

View this post on Instagram

Why didn't anyone tell me this was not right side up?

A post shared by Atlanta Filming (@atlanta_filming) on

 

Será esta a explicação para o Capitão América aparecer com o traje do primeiro filme dos Vingadores. Até o momento todos supomos que se trate de uma viagem no tempo, mas e se na verdade for uma recriação da memória de Tony Stark?

Além dos eventos do primeiro filme, Vingadores 4 recuará mais algumas décadas no tempo, pois um jornal de Atlanta publicou uma foto de uma locação na qual foram rodadas cenas do filme durante o feriado de Ação de Graças de 2017. Como é possível ver na foto, a locação tem carros de época, claramente dos anos 40. Segundo a publicação, Chris Evans, o Capitão América, participou da filmagem nesta locação.

 

 

Avançando só um pouco mais no tempo, também teremos algo envolvendo os anos 60. A informação surgiu a partir de um jornal que publicou uma chamada de elenco para atrizes que quisessem participar como figurantes. do filme que está sendo rodado em Atlanta, na Geórgia. Eram requisitadas mulheres para interpretarem secretárias e engenheiras nos anos 60.

 

Capitã Marvel vs Hulk

Em novembro de 2017, Scarlett Johansson, acidentalmente, deu um spoiler do filme, revelando um embate entre a novata Carol Danvers (Brie Larson) e o Hulk. Falando a Vanity Fair, a intérprete da Viúva Negra disse: “Nós temos Brie Larson neste filme”, disse Johansson. “Ela esteve aqui antes de começar a filmar o filme solo da Capitã Marvel, então nós vimos seus primeiros passos com a personagem. Ela é tão incrível, mas uma coisa muito fofa aconteceu outro dia quando o Hulk estava próximo dela e Joe Russo [diretor] disse pra ela colocar sua mão junto ao rosto de Mark [Ruffalo] para pará-lo, e ela perguntou ‘na frente do rosto dele?’ e eles explicaram ‘é onde o peito dele está’, e ela ficou admirada e gritou ‘Eu sou nova! Eu sou nova!'”

 

Funeral

O que os fãs mais temem é a morte de seus personagens favoritos, sobretudo Capitão América e Homem de Ferro. Ao que tudo indica Vingadores 4 é de fato a despedida de Chris Evans do papel de Sentinela da Liberdade, mas e quanto a Downey Jr? Em outubro de 2017 foi feita uma chamada de elenco para contratação de extras e a produção procurava pessoas que representassem enlutados.

A coisa ficou mais suspeita para o lado de Tony Stark quando Ty Simpkins, que interpretou o garoto que ajuda o herói em Homem de Ferro 3, foi creditado no filme pelo IMDB. Será que ele estará lá para participar do funeral de Tony Stark?

 

 

Duração do filme

Segundo Joe Russo, Vingadores 4 terá cerca de três horas de duração, sendo assim o filme mais longo da Marvel.

Uma culminação de 22 filmes interconectados, o quarto capítulo da saga dos Vingadores levará o público a testemunhar o ponto de virada dessa jornada épica. Nossos amados heróis entenderão verdadeiramente o quão frágil esta realidade é e sacrifícios devem ser feitos para defendê-la.”

Vingadores 4, com direção dos Irmãos Russo (Capitão América: Guerra Civil), tem no elenco Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Paul Bethany (Visão), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Chris Pratt (Peter Quill),Zoe Saldana (Gamora), Bradley Cooper (Rocket Raccoon), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff(Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Tom Holland(Homem-Aranha),Josh Brolin (Thanos), Peter Dinklage (Eitri), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye).Benedict Wong(Wong), Jon Favreau (Happy Hogan)

Vingadores 4 estreia em 02 de maio de 2019

 

Comentários