Veja todas as previsões acertadas de Era de Ultron para Vingadores: Ultimato

Veja todas as previsões acertadas de Era de Ultron para Vingadores: Ultimato

Quando todos os envolvidos se referiam a Vingadores: Ultimato como a culminação de 21 anteriores isto não era apenas um exercício de retórica para sinopse oficial, mas uma verdade. Uma das maiores qualidades do filme é apresentar detalhes como frases ou situações que remetem à produções anteriores e revistar algumas destas, mas nenhum outro filme se tornou mais importante para a construção da conclusão da Saga do Infinito do que Vingadores: Era de Ultron.

Ainda que seja alvo de críticas da parte de alguns fãs que consideram o filme problemático, sobretudo em relação a algumas decisões como o romance forçado entre a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Banner (Mark Ruffalo), ou a morte de Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson), a verdade é que, depois de Ultimato, Era de Ultron ganhou um significado muito maior quando visto em retrospectiva, pois foi este filme que, não apenas estabeleceu o que viria a acontecer, como também previu boa parte dos mais importantes acontecimentos.

O ponto mais importante, claro, é a visão de Tony Stark (Robert Downey Jr.). No início do filme, quando o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) encontra o local dentro do castelo da Hydra onde estava o cetro de Loki (Tom Hiddleston), Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) usa seus poderes para afetar Tony mentalmente e este tem a visão que vai definir o futuro dos Vingadores, da humanidade e do universo.

Tony vê os Vingadores mortos.

 

O escudo do Capitão América (Chris Evans) quebrado, exatamente como ocorre em Ultimato.

 

E quando vê que o Capitão ainda respira e vai até ele, Steve Rogers diz:

 

Ainda em Vingadores: Era de Ultron, Tony entendeu essa visão como um sinal para criar uma rede de proteção mundial contra invasões, e assim decidiu usar o poder da Joia da Mente para criar Ultron, que criou Visão (Paul Bettany), que teve a Joia tomada por Thanos (Josh Brolin). E logo depois do primeiro ataque de Ultron, quando discute com os demais Vingadores, ele diz exatamente o título original de Ultimato: “Endgame“.

Veja a partir dos dois minutos e trinta segundos.

 

Em Vingadores: Ultimato, ao chegar ao QG dos Vingadores depois de ser resgatado pela Capitã Marvel (Brie Larson), Tony se enfurece ao lembrar os colegas de que ele avisou de que deveriam ter feito mais, deveriam ter protegido a Terra contra invasões.

Tony Stark só entende o verdadeiro significado da visão, das palavras do moribundo Capitão América, quando, em meio à batalha e à luta de Thanos para pegar a nova manopla, olha para o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e este faz um sinal com o dedo mostrando que, como ele dissera anteriormente em Guerra Infinita, só havia uma chance de vitória.

E, ao tirar as Joias da manopla sem que Thanos percebesse, Tony as utiliza para salvar a todos, para fazer mais, e sacrifica-se ao usar o poder das Joias combinadas para destruir Thanos e seu exército.

 

 

De certa forma é possível dizer que foi a própria Joia da Mente que mostrou a Tony Stark que ele era o único destinado a salvar o universo.

Mas não para por aí. Da mesma forma como utilizou seus poderes contra Stark, Wanda também afeta a mente da Viúva Negra, Capitão América e Thor (Chris Hemsworth). No caso do primeiro, ao contrário de tragédia, ele vê a realização de seu sonho: dançar com Peggy Carter (Hayley Atwell) em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial. E o que Peggy diz para ele é: “A Guerra acabou, Steve. Nós podemos ir para casa.” Quando a guerra contra Thanos acaba é exatamente isto que Steve faz, voltar para casa, para o passado, para Peggy.

 

 

Enquanto Tony vê o futuro e Steve vê seu sonho, o poder de Wanda faz com que Natasha revisite seu passado de traumas. Ela retorna à Sala Vermelha, onde foi treinada, onde foi submetida a uma cirurgia que a impossibilitou de ser mãe, de constituir uma família, e é isto que mais assombra Natasha após o salto de cinco anos em Ultimato, e o que a leva a lutar e se sacrificar. Além disso, o passado da personagem, visto em relances em Era de Ultron, será o principal tema do filme solo da Viúva Negra.

Já a visão de Thor se aproxima da experimentada por Tony, pois ela também é o prenúncio de morte e de destruição, com Heimdall (Idris Elba) culpando o filho de Odin (Anthony Hopkins) pela morte de todos. E, em Vingadores: Ultimato, Thor é literalmente afetado pelo peso da culpa. Ele sente-se culpado pela destruição de Asgard e pela dizimação de metade da vida no universo.

 

 

Vingadores: Era de Ultron também introduziu dois personagens da grande importância para Guerra Infinita, Ultimato e o que virá a seguir, Wanda e Visão, colocou o Hulk no caminho do planeta Sakaar, onde o encontraremos em Thor: Ragnarok, o que permitirá que seja ele que avisará aos demais sobre a chegada de Thanos, e nos apresentou a família do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e a relação que Natasha tem com eles, o que torna fácil a compreensão do sacrifício da personagem.

 

 

E para coroar, Era de Ultron também serviu de teaser para um dos momentos mais icônicos de Vingadores: Ultimato: o Capitão América empunhando o martelo de Thor.

 

 

Além disso, a cena pós-crédito de Era de Ultron é justamente Thanos pegando a Manopla e dizendo que agora ele vai tratar pessoalmente da busca das Joias do Infinito.

 

 

Vingadores: Ultimato, com direção dos Irmãos Russo (Capitão América: Guerra Civil), tem no elenco Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Brie Larson (Capitã Marvel), Chris Pratt (Peter Quill), Zoe Saldana (Gamora), Bradley Cooper (Rocket Raccoon), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff(Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Tom Holland(Homem-Aranha), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye). Benedict Wong(Wong), Jon Favreau (Happy Hogan), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Evangeline Lilly (Vespa).

Comentários