Chernobyl pode estar na quarta temporada de Stranger Things, segundo teoria

Chernobyl pode estar na quarta temporada de Stranger Things, segundo teoria

Chernobyl, palco de uma das maiores tragédias da história da humanidade, pode ser um elemento importante da quarta temporada de Stranger Things, segundo uma teoria postada por um fã no Reddit.

Uma das novidades da terceira temporada de Stranger Things foi a inclusão de vilões soviéticos na trama, revelando que os russos mantinham uma instalação secreta na cidade de Hawkins na qual tentavam abrir um novo portal para o Mundo Invertido. Apesar de seus planos terem sido desmantelados graças aquelas crianças intrometidas e a Joyce (Wynona Rider) e Hopper (David Harbour), a cena pós-créditos mostra que uma base na região de Kamchatka mantém um demorgogon capturado, além de um prisioneiro americano.

A teoria publicada no Reddit pelo username Gamer_Nation (via CBR), é que o que conhecemos como o desastre de Chernobyl será mostrado como uma história criada para encobrir o verdadeiro acontecimento, que estará relacionada a Eleven (Millie Bobby Brown) e o Mundo Invertido.

Gamer_Nation chama atenção para o fato de que as três temporadas de Stranger Things seguem um padrão sazonal:  a primeira é ambientada no inverno de 1983 (Natal); a segunda no outono de 1984 (Halloween) e a terceira no verão de 1985 (Independence Day). De acordo com a teoria, a quarta se passará na primavera de 1986, período no qual ocorreu o desastre.

Esta semana, em entrevista a EW, os criadores de Stranger Things, os Irmãos Duffer declaram que a intenção é que a quarta temporada envolve outros portais fora de Hawkins e que seja maior.

“Eu acho que o importante é que vamos ampliar um pouco, não necessariamente em termos de escala, em termos de efeitos especiais, mas em termos de ter portais fora da área de Hawkins”, disse Mark Duffer.

Contudo, existem alguns problemas com a teoria de Gamer_Nation. Primeiro, como ele próprio destacou, as três temporada sempre estão associadas a uma data festiva: Natal, Halloween e Dia da Independência. O desastre de Chernobyl ocorreu em 25 de abril de 1986, e nesta data não há um feriado ou festividade. É possível que parte da ideia esteja certa, e a quarta temporada se passe realmente durante a primavera, mas talvez seja situada em março, mês em que foi celebrada a páscoa em 1986.

O segundo problema é que Kamchatka, onde está localizada a base soviética na cena pós-crédito, é uma região  situada no extremo leste da Rússia, enquanto Chernobyl fica na Ucrânia, no oeste, a uma distância de 6.900 km.  No entanto, o problema da distância entre as duas regiões poderia não ser um grande problema, pois não seria difícil imaginar que, talvez, em Kamchatka estivesse localizada apenas uma prisão, ao passo que Chernobyl pudesse servir como a verdadeira instalação para o portal para o Mundo Invertido.

Mas isso leva a um terceiro problema e o principal: seria de bom tom envolver uma série de ficção juvenil, cujo objetivo é mero entretenimento, a uma das piores tragédias da humanidade, que causou a morte de milhares de pessoas, que provocou sequelas irremediáveis em outras milhares? Como os sobreviventes, que sofreram com a perda de entes queridos, se sentiram vendo a tragédia utilizada dessa forma?

 

Comentários