Stan Lee revela como a Marvel costumava trollar a DC.

Stan Lee revela como a Marvel costumava trollar a DC.

A DC foi a pioneira na criação dos super-heróis, e a primeira editora a se dedicar exclusivamente a esse segmento, e praticamente reinou durante a Era de Ouro, mas a partir da Era de Prata uma outra editora provocou uma revolução no setor que mudou as histórias em quadrinhos para sempre: a Marvel. Anteriormente chamada de Timely, a Marvel criou alguns super-heróis durante a Golden Age, o Capitão América, Namor e Tocha Humana (o androide), foram os principais, mas nunca fizeram tanto sucesso quanto o Superman ou o Batman da DC.

Porém a partir dos anos 60, Stan Lee ao lado de Jack Kirby criariam os super-heróis que iriam injetar uma nova dinâmica no mercado (Quarteto Fantástico, Hulk, Homem de Ferro, Thor, X-Men e, sobretudo, o Homem-Aranha), passando a liderar a venda de quadrinhos. O sucesso da Marvel afetou a DC e, em uma entrevista dada em 1977, recém descoberta pelo The Hollywood Reporter, a Lenda Viva dos quadrinhos conta como a Marvel passou a trollar as tentativas da DC de emular o seu sucesso.

“Eles estavam tentando nos alcançar. Eles faziam o melhor que podiam. Nós costumávamos nos divertir muito quando começamos a superá-los. E eu sei, porque tínhamos amigos que trabalhavam para a empresa [DC] e eles nos deixavam informados. Eles começaram a fazer reuniões: ‘como a Marvel vende tão melhor?’ Eles estudaram nossos quadrinhos, e disseram ‘Sabe, eu notei que eles usam muito a cor vermelha em suas capas. Talvez seja isso.’ E eles começaram a colocar um monte de vermelho em suas capas. No minuto que ficamos sabendo disso, tiramos todo o vermelho de nossas capas. E nossos quadrinhos continuaram vendo muito mais, e isso deixou eles loucos.’

Stan Lee conta também que, em outra tentativa, a DC começou a copiar os balões de diálogos que as capas da Marvel traziam, e a Marvel então tirou também os balões de diálogos das capas.

“Nunca ocorreu a eles que nós levávamos o trabalho um pouco mais a sério e, talvez, tivéssemos um pouco mais de senso de humor”, diz Stan Lee. “E talvez as pessoas não gostem das coisas que são um pouco formais. Elas gostam de coisas que são um pouco mais extravagante e humorada, mas não conte isso a DC. Deixe só entre nós.”

Abaixo o vídeo da entrevista.

 

Comentários