[SPOILER] Tony Stark, Peter Parker e a tradução de uma relação na forma de abraço

[SPOILER] Tony Stark, Peter Parker e a tradução de uma relação na forma de abraço

Tony Stark (Robert Downey Jr.) ocupou o lugar de mentor e figura paterna para o jovem Peter Parker (Tom Holland) a partir de Capitão América: Guerra Civil (2016) quando o recrutou para ajudar na captura do então foragido Steve Rogers (Chris Evans).

Peter demonstra desde o início uma grande admiração pelo bilionário, gênio, herói e vingador. Em uma espécie de retcon, já foi confirmado que o garoto que vemos com a máscara do Homem de Ferro em Homem de Ferro 2 (2010) era Peter.

 

 

Então a quase veneração do jovem Parker por Tony Stark não é recente, e é uma pena que isto não tenha sido mencionado de alguma forma depois.

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), existe uma cena que vai se transformar na melhor tradução da evolução da relação entre Peter e Tony ao longo dos anos. Logo depois de dar conselhos ao garoto de como se comportar como super-herói, Tony vai na direção dele para abrir a porta do carro, mas Peter o abraça, o que leva Stark a dizer “Isso não é um abraço. Eu estou abrindo a porta pra você.”

 

 

Já em Vingadores: Guerra Infinita (2018), ao perceber que estava acontecendo algo errado, Peter caminha cambaleante até Tony e cai sobre ele, abraçando, enquanto diz que não que ir.

 

 

O impacto da morte de Peter foi a coisa mais dolorosa para Tony. Ao voltar à Terra e encontrar o Capitão a primeira coisa que ele diz é “Eu perdi o garoto” e depois decide ajudar os heróis sobreviventes em sua missão de viajar no tempo ao ver uma foto sua ao lado do Homem-Aranha.

Por isso é muito bonito que os roteiristas de Vingadores: Ultimato, Stephen McFeely e Christopher Markus, ou talvez os diretores Joe e Anthony Russo, ou quem sabe até mesmo Robert Downey Jr., tenham entendido a importância do gesto do abraço na relação entre Tony e Peter, o que acaba sendo traduzido na cena em que o Homem-Aranha surge do portal aberto pelo Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) e começa a tagarelar. Tony apenas fica olhando emocionado pra ele, quase como se nem estivesse ouvindo o que ele dizia, e pela primeira vez toma a atitude de abraçar Peter.

 

 

Este foi mais um ciclo fechado por Tony Stark e Vingadores: Ultimato, que começou com o abraço atrapalhado de Peter em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Vingadores: Ultimato, com direção dos Irmãos Russo (Capitão América: Guerra Civil), tem no elenco Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Brie Larson (Capitã Marvel), Chris Pratt (Peter Quill), Zoe Saldana (Gamora), Bradley Cooper (Rocket Raccoon), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff(Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Tom Holland(Homem-Aranha), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye). Benedict Wong(Wong), Jon Favreau (Happy Hogan), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Evangeline Lilly (Vespa).

Comentários