Prefeito do Rio censura e manda recolher encadernado da Marvel da Bienal do Livro

Prefeito do Rio censura e manda recolher encadernado da Marvel da Bienal do Livro

Na noite desta quinta (05) o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou pelas redes sociais que determinou o recolhimento de um encadernado da Marvel da Bienal do Livro, que ocorre no Riocentro.

Crivella postou um vídeo no qual alega que o encadernado Vingadores, a Cruzada das Crianças, que integra a coleção da Salvat, possui “conteúdo sexual para menores”.

“A prefeitura do Rio determinou que os organizadores recolhessem esse livro, que já foi denunciado inclusive na internet e que traz conteúdo sexual para menores. Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado e com um aviso do lado de fora sobre o conteúdo. Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade”, diz Crivella.

 

A censura ocorre em razão da trama da HQ conter uma página na qual é apresentado o romance entre os personagens Wiccano e Hulkling, que são abertamente gays.

 

 

Vingadores, a Cruzada das Crianças foi publicada em 2010 e tem roteiro de Allan Heinberg e ilustração de Jim Cheung.

A determinação de recolhimento do encadernado ocorreu após manifestação na Câmara Municipal do vereador Alexandre Isquierdo (DEM), que empunhando a HQ vociferou contra sua comercialização.

“O autor, que é assumidadamente gay, coloca dois super-heróis se beijando e tendo relação homossexual. Não dá para admitir covardia contra as nossas crianças. Propagação e divulgação homossexual para as crianças. Os pais estão comprando achando que é um livro infantil. Cada um faz o que quiser da sua vida. Agora, descer goela abaixo das nossas crianças é coisa de bandido e covarde. Estou apresentando uma moção de repúdio”, declarou o vereador.

A Bienal do Livro ainda não se manifestou.

Fonte: O Globo

Comentários