Policiais de cidade nos EUA usam máscaras amarelas como na série Watchmen

Policiais de cidade nos EUA usam máscaras amarelas como na série Watchmen

Por mais que seja clichê dizer que a vida imita a arte não há como fugir desse pensamento diante da imagem registrada por uma reportagem do canal de noticias MSNBC, cuja imagem foi reproduzida numa postagem do jornalista Ryan Parker no Twitter. Em meio a uma ação da polícia contra manifestantes na cidade de Seattle, no estado de Washington, nos EUA, foi possível observar policiais usando máscaras amarelas como aquelas adotadas pela força policial de Tulsa, Oklahoma, na minissérie Watchmen da HBO.

“Pedi à polícia um comentário sobre as máscaras amarelas”, disse Parker. “Resposta do departamento: “Eles usavam coberturas amarelas para que pudessem identificar facilmente seus companheiros de esquadrão na multidão. Diferentes esquadrões usam diferentes representações para que diferentes oficiais de esquadrão possam identificar uns aos outros na multidão.”

A minissérie Watchmen, criada por Damon Lindelof, mostra um imaginado e possível futuro para a história criada por Alan Moore e Dave Gibbons na graphic novel de mesmo título. A trama se passa na cidade de Tulsa, que em 1921 foi palco de um massacre promovido pela população branca contra os habitantes de um próspero bairro de negros. No presente fictício da série, os policiais passaram a usar máscaras amarelas após muitos deles, e suas famílias, serem assassinados na noite da véspera de Natal pelo ataque coordenado promovido por um grupo terrorista de supremacistas brancos autointitulados a Sétima Kavalaria.

Na série, o objetivo do uso das máscaras por policiais e garantir a sua segurança e de seus familiares, impedindo que a Sétima Kavalaria descubra suas identidades e realize um novo ataque.

Watchmen, a minissérie em quadrinhos, apresenta um mundo alternativo onde a mera presença de super-heróis americanos mudaram a história, o EUA venceram a Guerra do Vietnã, Nixon ainda é presidente e a Guerra Fria está mais forte. Watchmen começa com o mistério de um assassinato, mas logo se desenrola em uma conspiração planetária. Para solucioná-la, um inigualável grupo de heróis se reune – Roscharch, Coruja, Espectral, Dr. Manhattan e Ozymandias – e testam os limites de suas convicções e o questionamento de qual o limite entre o bem e o mal.

A obra prima de Moore e Gibbons, publicado pelo selo Vertigo da DC entre 1986 e 1987, já ganhou uma adaptação para o cinema em 2009, com direção de Zack Snyder.

 

 

Comentários