Oscar – apenas dois filmes de super-heróis já ganharam na categoria de Efeitos Visuais

Oscar – apenas dois filmes de super-heróis já ganharam na categoria de Efeitos Visuais

A derrota de Vingadores: Ultimato para 1917 na categoria de Efeitos Visuais no Oscar 2020 não foi uma surpresa. Na verdade, era mais do que esperado, pois é muito raro que um filme do gênero vença esta categoria do prêmio da Academia. Em toda a história, isto aconteceu apenas duas vezes, e a última vez foi há 15 anos.

O primeiro longa de super-herói a ganhar na categoria de Efeitos Visuais foi também a primeira grande superprodução do gênero, Superman: o Filme, com Christopher Reeve e direção de Richard Donner. Mas ele tampouco poderia ter perdido, pois foi o único filme indicado nesta categoria no Oscar de 1979.

O segundo e último filme de super-heróis a receber a estatueta de Efeitos Visuais foi Homem-Aranha 2, em 2005. Naquele ano, o filme estrelado por Tobey Maguire e dirigido por Sam Raimi concorreu com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Eu, Robô.

Em 2007, Superman Returns, de Bryan Singer, perdeu para Piratas do Caribe: o Baú da Morte. Em 2009, Batman: O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro perderam para O Curioso Caso de Benjamim Button.

Em 2011, Homem de Ferro 2 perdeu para A Origem. Em 2013, os Vingadores perderam para As Aventuras de Pi. Em 2014, Homem de Ferro 3 perdeu para Gravidade.

Em 2015, Interestelar levou a melhor sobre Capitão América: O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia e X-Men: Dias de um Futuro. Esquecido. Em 2017 foi a vez de Mogli: O Menino Lobo vencer Doutor Estranho.

2018 teve Blade Runner 2049 ganhando de Guardiões da Galáxia Vol. 2. Em 2019, Vingadores: Guerra Infinita perdeu para O Primeiro Homem, e finalmente, em 2020, 1917 derrotou Vingadores: Ultimato.

A questão que fica é: será que algum filme de super-herói voltará a vencer em Efeitos Visuais?

Comentários