Marvel pranteia morte de Steve Ditko e celebra seu legado

Marvel pranteia morte de Steve Ditko e celebra seu legado

Steve Ditko, uma das grandes lendas dos quadrinhos, cocriador do Homem-Aranha e Doutor Estranho, teve sua morte anunciada na noite desta sexta (06). Apesar da revelação ter ocorrido apenas na noite de ontem, Ditko foi encontrado morto em seu apartamento no dia 29 de junho e, segundo a polícia, o quadrinista teria falecido dois dias antes. Ele tinha 90 anos.

Logo após a notícia do falecimento, o presidente da Marvel Entertainment, Dan Buckley, publicou em seu site uma nota de lamento e luto em homenagem ao artista.

“Hoje a família Marvel pranteia a perda de Steve Ditko. Steve transformou a indústria e o Universo Marvel, e seu legado nunca será esquecido. Nossos pensamentos estão com sua família, entes queridos, e fãs durante esse tempo triste.

O quadrinista Joe Quesada, ex-editor da Marvel Comics e atual chefe criativo da Marvel, também publicou um declaração no Twitter.

https://twitter.com/JoeQuesada/status/1015416800052326400

 

“Apenas um pequeno grupo de indivíduos podem reivindicar terem afetado e redefinido não apenas a indústria, mas a cultura popular mundialmente. Steve Ditko foi uma destas poucas pessoas que ousaram quebrar moldes toda vez que seu lápis tocava uma folha em branco de papel. Durante sua vida, ele nos abençoou com sua linda arte, histórias fantásticas, personagens heroicos e uma personalidade mística digna de algumas de suas grandes criações. E assim como sua maior cocriação, a lenda e influência de Steve Ditko irá sobreviver a todos nós.”

 

Steve Ditko foi responsável pela criação do visual do Homem-Aranha, atendendo a um pedido de Stan Lee, que queria que o personagem, um adolescente, tivesse uma aparência diferente de todos os heróis adultos da época. O estilo do traço de Ditko ajudou a moldar a personalidade de Peter Parker, e o ilustrador também foi responsável por todo o conceito visual tão icônico do herói. Além do Aranha, Ditko também trabalhou com Stan Lee no desenvolvimento do Doutor Estranho, sendo o responsável pelos aspectos psicodélicos da apresentação gráfica da magia e do mundo místico do Mago Supremo.

Após seu retorno a Casa das Ideias, que tinha deixado anteriormente por questões nunca bem explicadas, Ditko criou a Garota Esquilo. Ele também criou o Questão para a Charlton Comics, que depois passou a pertencer a DC quando esta adquiriu a editora. Já na própria DC, Steve Ditko criou a dupla Rapina e Columba.

Um recluso por opção, Steve Ditko vivia sozinho e não dava entrevistas ou fazia aparições publicas.

Comentários