Leonardo DiCaprio dá sua visão sobre o enigmático final de A Origem

Leonardo DiCaprio dá sua visão sobre o enigmático final de A Origem

A Origem (2010) é um filme estruturado a partir de camadas de sonhos e realidade que, até certo ponto, se confundem. Mas se em boa parte das cenas é completamente possível destingir o que é e o que não é sonho, o final deixa essa discussão em aberto, o que faz com que, desde o seu lançamento, boa parte dos fãs acredite que a última cena não é real.

Mas Leo DiCaprio, protagonista do longa dirigido por Christopher Nolan, sabe a resposta? Durante participação no podcast WTF With Marc Maron (via EW), DiCaprio falou sobre a controversa cena final.

“Eu não tenho ideia”, disse o ator. “Você fica apenas focado no personagem, cara. Quando se trata de Chris Nolan e sua mente e do modo como tudo isso foi montado, todo mundo está constantemente tentando montar esse quebra-cabeças… depende do olho do espectador, eu acho.”

Já Michael Caine, que no filme faz o sogro do personagem de DiCaprio e seu antigo mentor, não há dúvida sobre a cena. Em uma discussão com o público depois de uma exibição do filme em Londres, em agosto de 2018, Caine revelou algo que o diretor Christopher Nolan disse a ele e que, aparentemente, põe fim a todo o debate. (via Heroic Hollywood)

“Quando eu peguei o roteiro de A Origem, eu fiquei um pouco intrigado a respeito, e disse a ele [Nolan] ‘Eu não entendo onde o sonho está… Quando é sonho e quando é realidade?’ E ele disse ‘Bem, quando você está em cena é realidade.’ Então é isso… Se eu estou [na cena] é realidade, se não estou nela, então é um sonho.”

E como na cena final em que Cobb, personagem de Leonardo DiCaprio, retorna para casa e reencontra os filhos o personagem de Michael Caine está em cena isso significaria que o final é real e não um sonho.

Comentários