Kevin Feige confirma que o verdadeiro Mandarim estará em um dos novos filmes da Marvel

Kevin Feige confirma que o verdadeiro Mandarim estará em um dos novos filmes da Marvel

Na noite desta última quarta (15), Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, participou de uma sessão de “Ask Me (Almost) Anything” no Reddit, respondendo a perguntas dos fãs, e ao ser questionado se ajnda veremos o verdadeiro Mandarim e o Dez Anéis no MCU, sua resposta foi: SIM.

Ele não respondeu quando ou em que filme, mas disse que sim, o verdadeiro Mandarim mostrará sua face em um futuro filme da Marvel. A resposta de Feige corrobora com a teoria apresentada pelo site Screen Rant de que o Mandariam substituirá Fu Manchu como pai de Shang-Chi no filme do herói chinês.

Nos quadrinhos, Shang-Chi nasceu na província de Hunan na China, filho do criminoso Fu Manchu, que repetidamente tentou conquistar o mundo e tinha sede de sangue. Depois de ser treinado por Fu Manchu e seus instrutores, ele foi enviado em uma missão para assassinar o Dr. Petrie, mas acabou descobrindo que seu pai era um vilão e rebelou-se contra ele.

Fu Manchu não é uma criação da Marvel, mas do escritor britânico Sax Rohmer, que publicou o primeiro livro com o personagem em 1913. Com o passar do tempo, o personagem tornou-se um dos mais famosos da literatura pulp, aparecendo em filmes de aventura de matinês, sempre representando de modo estereotipado. Nos anos 70, quando a Marvel lançou a série Mestre do Kung-Fu, protagonizada por Shang-Chi, a editora adquiriu os direitos do uso do personagem de Rohmer para utilizá-lo como pai e principal vilão do herói.

Contudo, o direito de utilização do personagem expirou, e por isso o nome do pai de Shang-Chi foi mudado para Zheng Zu. Ainda que hoje os livros de Fu Manchu já estejam sob domínio público, o nome do personagem continua pertencendo aos herdeiros de Sax Rhomer. Por isso, o Screen Rant acredita que transformar o verdadeiro Mandarim, o líder da organização terrorista Dez Anéis, no pai de Shang-Chi seria uma medida inteligente da Marvel de conectar o personagem com as primeiras fases do MCU e resgatar um vilão que foi subutilizado no passado.

A ideia de Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, é que o filme se afaste dos estereótipos étnicos e tenha um tom mais contemporâneo, como Pantera Negra. E até nisto a utilização do Mandarim casa perfeitamente.

O primeiro filme de um super-herói asiático da Marvel já tem roteirista e diretor, respectivamente (Os Mercenários/Zumbilândia 2/Mulher-Maravilha 1984) e Destin Daniel Cretton (Casteo9 de Vidro).  Shang-Chi foi criado por Jim Starlin e Steven Englehart e apareceu pela primeira vez em Special Marvel Edition #15 (dezembro de 1975) na esteira do sucesso dos filmes de artes marciais de Bruce Lee. Shang-Chi é mestre em todas as modalidades de Kung Fu e, mais recentemente, ao ingressar nos Vingadores, adquiriu a capacidade de multiplicar-se, criando cópias de si mesmo.

 

Comentários