HQ da Marvel que prefeito Crivella tentou censurar se esgota na Bienal do Rio

HQ da Marvel que prefeito Crivella tentou censurar se esgota na Bienal do Rio

O encadernado Vingadores, a Cruzada das Crianças, que sofreu uma determinação extrajudicial de recolhimento na Bienal do Livro do Rio por parte do prefeito Marcelo Crivella, esgotou-se em um curto espaço de tempo no evento.

Segundo a Bienal, que em nota informara que não recolheria o livro e nem o embalaria em plástico preto, os exemplares do encadernado, que faz parte de uma coleção da editora Salvat, foram inteiramente vendidos em pouco mais de meia hora (via G1). De acordo com a organização, às 9 horas e 39 minutos da manhã desta sexta (06) o encadernado esgotou-se em todos os pontos de venda.

Na noite desta última quinta (05), o prefeito postou um vídeo no Twitter acusando a publicação da Marvel de possui “conteúdo sexual para menores”.

“A prefeitura do Rio determinou que os organizadores recolhessem esse livro, que já foi denunciado inclusive na internet e que traz conteúdo sexual para menores. Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado e com um aviso do lado de fora sobre o conteúdo. Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade”, disse Crivella.

A tentativa de censura por parte do prefeito ocorreu em razão da trama da HQ abordar o romance entre os personagens Wiccano e Hulkling, que são abertamente gays.

Antes do anúncio de que todos os exemplares de Vingadores, a Cruzada das Crianças esgotaram-se, a organização da Bienal declarou em nota:

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

Vingadores, a Cruzada das Crianças foi publicada em 2010 e tem roteiro de Allan Heinberg e ilustração de Jim Cheung.

 

 

Comentários