Game of Thrones – por que as palavras de Melisandre assustaram tanto Varys? Qual sua profecia?

Game of Thrones – por que as palavras de Melisandre assustaram tanto Varys? Qual sua profecia?

Varys (Conleth Hil) e Mindinho (Aidan Gillen) são os jogadores cujos movimentos, feitos através de conluios em segredos e maquinações, permitiram que as peças se dispusessem do modo como atualmente estão no jogo. Ambos sempre pareceram estar no controle, mesmo quando aparentemente não estão. Nem diante das acusações de Daenarys (Emilia Clarke) no episódio “Stormborn”, quando a rainha pediu a ele que a avisasse quando ela não estivesse mais fazendo o melhor para o povo, ao invés de traí-la, e que o entregaria a seus dragões caso isto acontecesse, vimos o eunuco demonstrar preocupação ou temor. Mas ao ouvir as últimas palavras dirigidas a ele por Melisandre (Carice van Houten) a expressão de Varys foi tomada de pavor.

Recordando: quando da chegada de Jon Snow (Kit Harington) a Pedra do Dragão para se encontrar com a Khaleesi, Melisandre observa do alto, evitando encontrar-se com o jovem Rei do Norte e com seu conselheiro Sor Davos Seaworth (Liam Cunningham), que juraram matá-la caso ela retornasse a Winterfell, condenando-a pelo sacrifício no fogo de Shireen Baratheon (Kerry Ingram). A Sacerdotisa Vermelha logo recebeu a companhia de Varys, e disse a este que estava deixando Westeros, seguindo para Volantis.

“Eu não acho que você deva retornar a Westeros. Eu não estou certo se você ficaria segura”, aconselhou Varys.

Melisandre, por sua vez, assegurou que voltaria.

“Eu vou retornar, querida Aranha, uma última vez”, ela disse, antes de completar com mais uma profecia. “Eu devo morrer nessa terra estranha… assim como você.”

Ao ouvir as três últimas palavras “assim como você”,  Varys foi tomado por um grande susto, como se ouvisse uma voz terrível saindo do fogo para condená-lo. Por que? O que significam estas palavras para a Aranha?

Para responder essa pergunta é necessário ter em mente a origem de Varys e um encontro ocorrido em um episódio da sexta temporada.

Quando criança, Varys foi vendido a um feiticeiro, que cortou suas partes intimas e as atirou em um braseiro, cujas chamas se tornaram azuis. “E eu ouvi uma voz responder o seu chamado”, disse o eunuco a Tyrion no quarto episódio da terceira temporada. “Eu ainda sonho com aquela noite. Não com o feiticeiro, não com sua lâmina. Eu sonho com a voz nas chamas. Era a de um deus, de um demônio, de um truque de conjuração, eu não sei, mas o feiticeiro chamou e a voz respondeu. E desde aquele dia eu odeio a mágica e todos os seus praticantes.”

A voz era de R’hllor, O Senhor da Luz, venerado por Melisandre e outros sacerdotes vermelhos como Thoros de Myr? Quase certo que sim.

No quinto episódio da sexta temporada, quando Daenarys ainda se encontra desaparecida, no Grande Mar de Grama, e Tyrion e Varys tentam administrar o caos em Meerem, uma sacerdotisa vermelha surge para oferecer ajuda a Mãe dos Dragões. Kinvara (Ania Bunkstein) é seu nome. Enquanto o Lannister nega a oferta com polidez, Varys não consegue esconder sua antipatia para com a mulher, e antes de se despedir, ela deixa claro a Aranha que conhece seus segredos.

“Coisas terríveis acontecem por uma razão”, disse Kinvara. “Veja o que aconteceu com você, Lord Varys, quando era uma criança. Se não fosse sua mutilação nas mãos de um feiticeiro de segunda categoria, você não estaria aqui ajudando a escolhida do Senhor a trazer luz ao nosso mundo. Conhecimento fez você poderoso mas ainda há muito que você não sabe. Você lembra o que ouviu aquela noite quando o feiticeiro atirou suas partes no fogo? Você ouviu uma voz sair das chamas, lembra? Eu devo contar-lhe o que a voz disse? Devo eu contar o nome que a voz falou?”

Ao dizer que deve morrer em Westeros, assim como ele, Melisandre despertou em Varys o terror da profecia que ele pode ter escutado da voz das chamas. Mas o que isto pode significar para os dois? Como dizem em Bravos, “Valar Morghulis”, “todo homem deve morrer”, então não seria surpresa para Varys morrer em Westeros, posto que não é imortal e que ter seus últimos dias em Westeros é algo mais do que provável. Mas as palavras de Melisandre significam mais, significam que ele morrerá em breve, e significam que ela sabe como ele irá morrer, e que ela sabe quem irá matá-lo. Qual terá sido o nome que a voz saída do fogo disse? O nome teria sido “Melisandre”? Ou o nome teria sido Arya Stark?

“Como assim Arya Stark”? Ora, uma coisa nó sabemos, Melisandre será morta por Arya Stark (Maisie Williams). No sexto episódio da terceira temporada, os caminhos da Sacerdotisa Vermelha e os da jovem Stark se cruzaram, e depois que Melisandre tomou Gendry (Joe Dempsie) para levá-lo a Pedra do Dragão, onde seria sacrificado, Arya foi até Melisandre, que ao olhar para a futura discipula dos Homens Sem Face, profetizou.

“Eu vejo uma escuridão em você. E nesta escuridão, olhos estão me encarando de volta. Olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes. Olhos que você irá fechar para sempre. Nós iremos nos encontrar novamente.

Isto só pode significar que Melisandre irá encontrar sua morte nas mãos de Arya, mas será que a jovem loba irá também selar o destino de Varys? A grande questão é: Varys ouviu e sabe o que a voz das chamas azuis disse e se surpreendeu apenas por perceber que Melisandre também tem conhecimento disto ou ele não sabe, e o que o assustou é que ela, assim como Kinvara, sabe o que o destino, ou melhor, o Senhor da Luz reservou pra ele?

Game of Thrones, com produção de David Weiss e D. B. Benioff, tem no elenco Emilia Clarke (Daenarys Targaryen), Kit Harington (Jon Snow), Lena Headey (Cersei Lannister), Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Maisie Williams (Arya Stark), Sophie Turner (Sansa Stark), Isaac Hampsted-Wrigth (Bran Stark) Nicolaj Coster Waldau (Jaime Lannister), John Bradley-West (Samwell Tarly) Liam Cunningham (Davos Seaworth), Gwendoline Christie (Brienne de Tarth), Aidan Gillen (Peter Baelish), Ian Glenn (Sor Jorah Mormont), Nathalie Emmanuel (Misandei), Rory McCann (Sandor Cleganne), Alfie Allen (Theon Greyjoy), Jerome Flynn (Bronn), Conleth Hill (Lord Varys), Kristofer Hivju (Thormund), Carice van Houten (Melisandre).

 

Comentários