Game of Thrones – Jon Snow ou Dany: qual deles é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro?

Game of Thrones – Jon Snow ou Dany: qual deles é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro?

O momento tão aguardado pelos fãs de Game of Thrones nós últimos sete anos finalmente aconteceu no episódio “The Queen’s Justice”, o terceiro da penúltima temporada da série. Depois de muito imaginarmos como seria, Jon Snow (Kit Harington) e Daeanarys Targaryen (Emilia Clarke) se conheceram. Deixando Winterfell, o Rei do Norte viajou até Pedra do Dragão para pedir ajuda da Mãe dos Dragões contra o Rei da Noite e o Exército dos Mortos. Por sua vez, a Khaleesi esperava e exigiu que Jon Snow dobrasse os joelhos, honrando, segundo ela, o juramento prestado por Tohren Stark a Aegon, o Conquistador, quando os Targaryen chegaram a Westeros três séculos antes.

O diálogo entre os dois foi carregado de tensão, sobretudo porque, na verdade, ambos estão corretos em seus pontos de vista e demandas. Daenarys não pode partir para o Norte para seguir alguém que ela acabou de conhecer para enfrentar lendárias criaturas e deixar Cersei Lannister (Lena Headey) no Trono de Ferro. Por outro lado, Jon Snow também está certo ao afirmar que não importa quem esteja sentado no trono em Porto Real quando o Exército dos Mortos cruzar a Muralha, porque logo todo o continente será transformado em um imenso cemitério. Como resolver tal questão?

A partir do próximo episódio, “The Spoils of War”, a aliança entre Daenarys e Jon deve ser forjada, pois a Khaleesi não conta mais com suas três aliadas westerosis, pois Ellaria Sand (Indira Varma) e Yara Greyoy (Jemma Whelan) cairam diante da fúria de Euron Greyjoy (Pilou Aesbeck) e Olenna Tyrell sucumbiu em face da aliança entre Lannisters e Randyl Tarly. A única ajuda que Targaryen poderá contar será do Norte e do Vale, este último aliado dos Starks. Porém, quais serão os termos da aliança? Daenarys permitirá que Jon Snow mantenha o Norte independente ou ele atenderá a sua demanda e dobrará os joelhos a legítima herdeira do Trono de Ferro? Peraí, legítima herdeira?

Sim, Daenarys seria a legítima Rainha por direito dos Sete Reinos se não fosse por um pequeno detalhe, Jon Snow é o verdadeiro herdeiro. Embora nenhum deles ainda saiba, Jon é na verdade filho de Raeghar Targaryen, irmão mais velho de Dany, e Lyanna Stark, portanto, por direito, o Trono de Ferro pertence a ele. Mas espere.. ainda que filho de Rhaegar, Jon continua sendo um bastardo, então não teria direito. Será? Possivelmente não.

Durante sua viagem ao passado, Bran ( Isaac Hampsted-Wrigth) testemunhou sua tia Lyanna, em seu leito de morte, revelar algo ao seu irmão Ned, algo que não nos foi possível ouvir. Teria Bran conseguido ouvir? E o que Lyanna disse? A hipótese mais provável é que Lyanna tenha dito a Ned não apenas o verdadeiro nome de Jon, mas também que o menino era filho legítimo de Rhaegar, ou seja, que ela e o Príncipe Targaryen haviam se casado.

Aos Targaryen era permitido não apenas o incesto como também a poligamia, por isso Rhaegar teria o direito de mesmo casado com Ellia Martell desposar Lyanna Stark. E seria por este motivo que mesmo em meio a guerra, mesmo o Príncipe tendo partido para a batalha contra Robert no Tridente, três membros da Guarda Real, Sor Arthur Dayne, Sor Oswell Whent e o próprio Lord Comandante, Gerold Hightower, permanecerem guardando a Torre da Alegria onde Lyanna se encontrava, pois eles estavam guardando a vida da rainha e do príncipe recém-nascido, Lyanna e Jon.

Com a morte da princesa Rhaeny e do príncipe Aegon no Saque a Porto Real, o filho de Rhaegar e Lyanna tornava-se o único herdeiro legitimo dos Targaryen. Viserys e Daenarys estariam na linha sucessória respectivamente. Portanto, não apenas Dany é tia de Jon, mas Jon é na verdade soberano dos Sete Reinos. Mas como isso seria provado? Acreditariam apenas na palavra de Bran? Para o casamento entre Rhaegar e Lyanna ser legitimo foi preciso que um sacerdote realizasse a cerimônia, e é provável também que exista algum documento atestando o fato, algum documento que pode estar na Cidadela, algum documento que Samwell Tarly (John Bradley-West) possa eventualmente acabar encontrando.

Mas esta revelação acontecerá nesta temporada ou na próxima?

Game of Thrones, com produção de David Weiss e D. B. Benioff, tem no elenco Emilia Clarke (Daenarys Targaryen), Kit Harington (Jon Snow), Lena Headey (Cersei Lannister), Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Maisie Williams (Arya Stark), Sophie Turner (Sansa Stark), Isaac Hampsted-Wrigth (Bran Stark) Nicolaj Coster Waldau (Jaime Lannister), John Bradley-West (Samwell Tarly) Liam Cunningham (Davos Seaworth), Gwendoline Christie (Brienne de Tarth), Aidan Gillen (Peter Baelish), Ian Glenn (Sor Jorah Mormont), Nathalie Emmanuel (Misandei), Rory McCann (Sandor Cleganne), Alfie Allen (Theon Greyjoy), Jerome Flynn (Bronn), Conleth Hill (Lord Varys), Kristofer Hivju (Thormund).

Comentários