Game of Thrones – canção de Podrick está ligada ao passado e futuro de Jon Snow e Daenarys

Game of Thrones – canção de Podrick está ligada ao passado e futuro de Jon Snow e Daenarys

No segundo episódio da temporada final de Game of Thrones exibido na noite do último domingo, momentos antes do início da grande batalha entre os vivos e os mortos, Podrick Payne (Daniel Portman) cantou uma música que está diretamente ligada aos acontecimentos passados e futuros no destino de Jon Snow (Kit Harington) e Daenarys Targaryen (Emilia Clarke).

A canção, cujo título é “Jenny of Oldstones“, já é conhecida dos leitores da série A Canção de Gelo e Fogo, mas foi apresentada pela primeira vez na série, sendo musicada pela banda Florence + Machine. Sua letra fala sobre uma famosa história de amor envolvendo o herdeiro do Trono de Ferro e uma camponesa das Terras Fluviais, a Jenny.

Duncan Targaryen era o filho mais velho do rei Aegon V e herdeiro dos Sete Reinos. Ele fora prometido a filha de Lyonel Baratheon, mas ao conhecer uma jovem camponesa chamada Jenny de Pedravelhas (Oldstone) apaixono-se por ela. A união entre o príncipe e a moça simples não foi aceita pelo rei, que ordenou que este a deixasse. Contudo, Duncan preferiu abdicar do Trono de Ferro a separar-se de Jane.

Com a renúncia de Duncan, Aerys II, seu irmão, tornou-se o novo herdeiro de Westeros. Com o tempo, Jenny acabou sendo aceita na corte e, certa vez, em Solarestival, residência de verãos dos Targaryen em Dorne, uma velha bruxa que a acompanhava e que supostamente teria ligação com os Filhos da Floresta, profetizou que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem de Aerys II e Rhaella, sua irmã, o que levou o rei Aegon a casar os dois filhos. Dessa união nasceu Rhaegar Targaryen, pai de Jon Snow e irmão mais velho de Daenarys.

 

 

Quanto ao príncipe Duncan, ele morreu no grande incêndio de Solarestival,  juntamente com o rei Aegon V, o que levou Aerys II, o futuro Rei Louco, ao Trono de Ferro. Já sobre Jenny de Pedravelhas nada mais foi dito sobre ela, não sabendo-se ao certo se ela também morreu na tragédia ou não.

 

 

O nascimento de Rhaegar se deu em meio a destruição de Solarestival e, por muito tempo, várias pessoas, inclusive ele mesmo, acreditaram que Rhaegar seria o Príncipe Prometido, ou seja, Azor Ahai renascido, mas com o tempo ele  passou a crer que esta criança seria seu filho e este teria sido um dos motivos de seu relacionamento com Lyanna Stark, que levou ao nascimento de Jon Snow. O incêndio de Solarestival teve um grande efeito sobre o Príncipe Rhaegar, que era fascinado pelo local, e gostava de pernoitar nas ruínas da tragédia.

Não foi mera coincidência que os showrunners David Benioff e D. B. Weiss tenham escolhido a canção “Jenny of Oldstones” para ser cantada por Podrick e encerrada momentos antes de Jon Snow revelar a Deanarys sua verdadeira origem. Será alguma pista do que acontecerá no final da série? Jon Snow será mesmo Azor Ahai renascido? Ele morrerá em um grande incêndio? Abrirá mão do trono por amor?

 

 

Game of Thrones, com produção de David Weiss e D. B. Benioff, tem no elenco Emilia Clarke (Daenarys Targaryen), Kit Harington (Jon Snow), Lena Headey (Cersei Lannister), Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Maisie Williams (Arya Stark), Sophie Turner (Sansa Stark), Isaac Hampsted-Wrigth (Bran Stark) Nicolaj Coster Waldau (Jaime Lannister), John Bradley-West (Samwell Tarly) Liam Cunningham (Davos Seaworth), Gwendoline Christie (Brienne de Tarth), Aidan Gillen (Peter Baelish), Ian Glenn (Sor Jorah Mormont), Nathalie Emmanuel (Misandei), Rory McCann (Sandor Cleganne), Alfie Allen (Theon Greyjoy), Jerome Flynn (Bronn), Conleth Hill (Lord Varys), Kristofer Hivju (Thormund).

Comentários