Fox anuncia que fusão com a Disney entrará em vigor a partir desta quarta-feira

Fox anuncia que fusão com a Disney entrará em vigor a partir desta quarta-feira

Nesta terça (19) a Twenty-First Century Fox divulgou um comunicado a imprensa no qual informa que a fusão com a Disney foi completada e que entrará em vigor a partir do meio-dia desta quarta (20).

Para conseguir a aprovação da fusão no Brasil e no México, a Disney se comprometeu a vender os canais Fox Sports nos dois países. A venda dos canais Fox Sports será em regime de porteira fechada, ou seja, a Disney deve repassar para o futuro comprador prédios, equipamentos e os contratos das transmissões esportivas, como Libertadores da América e Copa Sul-Americana. A Disney já é proprietária dos canais ESPN e, pela decisão do Cade, estes não poderão disputar a compra dos contratos atualmente em posse da Fox Sports por um determinado período.

A partir de agora a Disney passa a ser proprietária da 21th Century Fox, e todas as suas subsidiárias, além do 20th Century Fox Studios, assim como os canais a cabo.

Com a aquisição do 20th Century Fox Studios, a Disney passa a ter o controle de todo o conteúdo original exibido no canal – que não faz parte do pacote porque a Disney já possui a ABC. Isto significa que, a partir de agora, Os Simpsons, Family Guy, Bob’s Burgers, Futurama e séries como This Is Us e The Orville, passam a ser propriedade da Disney.

Os canais a cabo FX e NatGeo também passam a ser da Disney, que sempre foi focado em produções mais família. Porém, com a aquisição da FX, a companhia do Mickey passa a contar com um incrível portfólio de séries mais adultas, como Sons of Anarchy, The Americans, Atlanta.

O conteúdo tanto do 20th Century Fox, quanto do FX e NatGeo deve integrar a plataforma de streaming que a Disney pretende lançar no próximo ano, tornando-se uma importante concorrente a Netflix. Mas, além disso, a Disney também torna-se a principal acionista de outra plataforma de streaming, a Hulu, que atualmente exibe uma série da Marvel, Fugitivos, e que ganhou vários prêmios no Emmy com a série The Handmate’s Tale.

O negócio também vai ter impacto em Star Wars, pois, apesar de ser proprietária da LucasFilm, os direitos sobre a trilogia original de Star Wars ainda pertenciam a Fox. Com a aquisição, é possível que versões originais da trilogia original, sem as modificações feitas depois, sejam lançadas, como sonham os fãs.

E com a 21th Century Fox, ou seja, a divisão de cinema, os selos Fox Searchlight (especializado em filmes mais adultos e de menor orçamento) e Blue Sky (responsável pelas animações Era do Gelo e Rio) também passam a ser da Disney, que vai diversificar ainda mais o seu portfólio com franquias como Avatar, Alien, Planeta dos Macacos, Kingsman, Kick-Ass, Duro de Matar, Independence Day, Uma Noite no Museu e outras.

 

Comentários