Filho de Jack Kirby condena uso do Capitão América por invasores do Capitólio

Através de um comunicado, Neal Kirby, filho da lenda dos quadrinhos, Jack Kirby, cocriador do Capitão América e de grande parte dos heróis do universo Marvel, condenou com veemência o uso dos símbolos do personagem por apoiadores do presidente Donald Trump que, no dia 06 de janeiro, invadiram o congresso dos EUA, o Capitólio. (via THR)
“Capitão América tem sido um símbolo e protetor de nossa democracia e do estado de direito pelos últimos 79 anos”, disse Kirby. “Ele foi criado por dois judeus de Nova York que odiavam nazistas e odiavam bullies. Capitão América defende os oprimidos e, como conta a história, antes mesmo de ganhar sua força através dos cientistas do exército, ele sempre defendeu o que era certo, e nunca desistiu.”
“Enquanto assistia as cenas da invasão do Capitólio em 6 de janeiro, eu pensei ter notado alguém com uma camiseta Trump/Captain America. Eu fiquei horrorizado e mortificado. Eu acredito que até vi de relance alguém com o estudo do Capitão América. Uma rápida pesquisa no Google mostrou Trump como Capitão América em camisetas, posters, até mesmo em uma bandeira”, continuou Neal Kirby.
“Essas imagens são nojentas e vergonhosas. Capitão América é a absoluta antítese de Donald Trump. Enquanto o Capitão América é altruista, Trump é egoísta. Enquanto o Capitão América luta pelo nosso país e democracia, Trump luta pelo seu poder pessoa e autocracia. Enquanto o Capitão América defende o homem comum, Trump defende os poderosos e privilegiados. Enquanto o Capitão América é corajoso, Trump é um covarde. Capitão América e Trump não poderiam ser mais diferentes.”
O Capitão América foi criado por Joe Simon e Jack Kirby e fez sua estreia em Captain America Comics #1, de março de 1941. A revista é famosa principalmente por ter em sua capa o herói socando Adolf Hitler.
No cinema, Chris Evans interpretou Steve Rogers em Capitão América: o Primeiro Vingador (2011), Vingadores (2012), Capitão América: Soldado Invernal (2013), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e também fez pequenas participações especiais em Thor: O Mundo Sombrio (2013) e Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017).