Elenco de Star Wars lamenta morte de David Prowse, o intérprete de Darth Vader

Elenco de Star Wars lamenta morte de David Prowse, o intérprete de Darth Vader

David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader na trilogia original de Star Wars, morreu neste último sábado (29), na Inglaterra, aos 85 anos. Por três filmes ele encarnou o Lord Sith por baixo da máscara, dando ao personagem a imponência e aspecto ameaçador que o caracterizam. Na manhã deste domingo, logo após ser noticiada a morte de Prowse, Mark Hamill, que viveu seu filho, Luke Skywalker, Anthony Daniels, o C3PO, e Billy Dee Williams (Lando Calrissin) lamentaram a morte de Prowse, juntamente com Carl Weathers, que recentemente juntou-se à franquia Star Wars na série The Mandalorian.

Mais notícias tristes. Dave foi embora. Eu não acho que o 3PO jamais enfrentou a presença poderosa de Vader no set, a não ser como um saco de bits nos ombros de Chewie [na cena] do congelamento em carbonita. Mas a figura icônica de Dave dominou o filme finalizado em 77 e tem feito isso desde então. E continuará a fazê-lo.

 

É muito triste saber que David Prowse faleceu. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ator-Marido-Pai-Membro da Ordem do Império Britânico – 3 vezes Campeão de Halterofilismo britânico e Ícone de Segurança, o Homem do Código da Cruz Verde. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam.#RIP

“Incrivelmente triste saber que Dave Prowse faleceu. Foi um grande presente trabalhar com ele e uma honra chamá-lo de meu amigo.”

 

“Descanse em paz, David Prowse. Sua estatura física contribuiu muito para a lenda de Darth Vader.”

Além de Star Wars, David Prowse trabalhou em mais de 70 obras e interpretou o Monstro de Frakenstein em três filmes: dois da Hammer, The Horror of Frankenstein (1970) e Frankenstein and the Monster From Hell (1974), e também na paródia de 007, Cassino Royale (1967). Ele também atuou em outro grande clássico do cinema, Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick

Antes de ganhar o papel de Darth Vader, Prowse já era conhecido no Reino Unido pelo seu trabalho em uma popular propaganda educacional para crianças sobre o trânsito, sendo conhecido como Green Cross Code Man. Para a saga de George Lucas, Prowse, que tinha sido campeão de halterofilismo, fez teste também para Chewbacca, mas acabou ficando com o papel mais importante.

Em 2015 foi lançado o documentário I Am Your Father, no qual Prowse relata sua trajetória como Darth Vader e mostra sua vida após viver o maior vilão de todos os tempos.

Comentários