Demolidor – reboot pode estar nos planos da Disney para o personagem

Demolidor – reboot pode estar nos planos da Disney para o personagem

Depois do cancelamento de Punho de Ferro e Luke Cage passou a existir o receio de que a Netflix também cancelasse Demolidor. As suspeitas foram confirmadas na noite desta última quinta (22) com o anúncio oficial da não renovação da série para uma quarta temporada.

O comunicado da Netflix conta com algumas passagens interessantes que deixam margem para várias interpretações.

“Demolidor não voltará para uma quarta temporada”, disse a Netflix em um comunicado. “Nós estamos tremendamente orgulhosos pela última temporada da série e, ainda que seja doloroso para os fãs, nós achamos melhor encerrar este capítulo no ponto alto. Agradecemos ao showrunner Erik Oleson, aos roteiristas, a equipe e ao incrível elenco, incluindo Charles Cox como o Demolidor, e somos gratos aos fãs por todo o apoio a série ao longo dos anos. Embora a série na Netflix chega ao fim, as três temporadas continuarão no catálogo pelos próximos anos, enquanto o Demolidor viverá em futuros projetos da Marvel.”

 

 

Ao contrário de suas declarações oficiais para o cancelamento de Punho de Ferro e Luke Cage, a Netflix fez questão de deixar claro que as três temporadas de Demolidor permanecerão no catálogo da plataforma de streaming. Será que o mesmo não acontecerá com as duas outras? E a nota também diz que, enquanto as temporadas continuarão disponíveis ao assinante da Netflix, o Demolidor viverá em futuros projetos da Marvel.

É certo que a decisão de cancelar não apenas Demolidor como as duas anteriores e, certamente, Jessica Jones e Justiceiro após o lançamento de suas respectivas novas temporadas, foi tomada levando em conta questões corporativas referentes ao desenvolvimento da plataforma de streaming Disney + (Plus), que se tornará uma concorrente da gigante de streaming.

 

 

Em agosto de 2017, pouco após o anúncio de que a Disney lançaria sua própria plataforma de streaming, até então sem nome, já surgiram as dúvidas em relação a parceria firmada anos antes entre a Marvel e a Netflix. Houve até mesmo quem pensasse que no tocante as produções das séries da Marvel nada mudaria. Lego engano.

A questão é: Demolidor e as outras séries foram produzidas pela Netflix, mas isso garante que a companhia tenha total direitos sobre essas obras indefinidamente?  É certo que ela não possui os direitos sobre os personagens, ao contrário do que ocorre, por exemplo, com a Sony e o Homem-Aranha. Isto posto, nada impede que a Marvel decida por rebootar os personagens. Aliás, isto seria até mesmo a coisa mais inteligente a ser feita.

 

 

O Demolidor é um dos personagens mais importantes e icônicos da Marvel Comics, que hoje, através da Marvel Studios, domina o gênero de super-heróis que é atualmente o predominante na indústria de cinema. Por mais bem produzida e aceita pelo público que a série do Demolidor tenha sido é até mesmo um erro estratégico da Marvel não integrar este personagem, de alguma forma, aos eventos desenvolvidos nos filmes.

Com as três temporadas de Demolidor permanecendo no catálogo da Netflix, a Disney + não irá produzir novas temporadas, uma vez que um novo público precisaria assistir e assinar sua concorrente para ter acesso ao que aconteceu antes. Outra coisa que torna improvável que novas temporadas de Demolidor sejam produzidas pelo streaming da Disney é que a companhia não quer  conteúdo adulto, de muita violência e linguagem imprópria nesta plataforma. Para as atrações mais adultas, a Disney tem o Hulu, que exibe The Handmaid’s Tale e Fugitivos, esta última da Marvel.

Contudo, isto não significa que a Disney não possa produzir uma série do Demolidor para sua plataforma de streaming, mas, se o fizer, com certeza será um reboot, com um novo elenco, um novo começo, sem nenhuma conexão com a produção da Netflix.

 

 

Quando em seu comunicado oficial a Netflix diz “futuros projetos da Marvel” o mais provável é que esteja se referindo ou ao cinema, ou mesmo a um filme para a Disney +, porém, nestes dois casos, com um Demolidor completamente novo, um reboot. A bem da verdade, o modo como a terceira temporada de Demolidor foi encerrada casa perfeitamente bem com um series finale. A história daquela versão do Diabo de Hell’s Kitchen se encerrou ali.

A jornalista responsável pela matéria do Deadline que em primeira mão noticiou o cancelamento também diz ter ouvido que uma nova adaptação para o cinema do Demolidor seria improvável. Nenhuma informação a mais nesse sentido foi fornecida, mas eu sou cético em relação a um total descarte da possibilidade de adaptação cinematográfica. Até mesmo porque as séries do MCU para a Disney + serão produzidas por Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, e terão como protagonistas personagens dos filmes da Marvel.

 

 

Além de Demolidor seria ótima se os demais personagens que tiveram séries na Netflix também tivessem um reboot e se integrassem ao cinema, com Punho de Ferro ganhando uma produção digna de sua mitologia e Luke Cage e Jessica Jones recebendo adaptações mais próximas das HQs. Se eles também ganharão uma reinvenção não é possível dizer ainda, mas quanto ao Demolidor acredito que isto possa ocorrer nos próximos anos.

 

 

 

Comentários