Criador de Rambo critica duramente novo filme e se diz envergonhado

Criador de Rambo critica duramente novo filme e se diz envergonhado

Rambo – Até o Fim foi lançado nesta sexta (20) nos EUA e está sendo detonado pelos críticos. Com apenas 32% no Rotten Tomatoes, o quinto filme da franquia Rambo não desagradou apenas os jornalistas, mas o próprio criador do personagem, que diz ter vergonha de ter seu nome associado a ele.

David Morrell, que escreveu o livro First Blood, lançado em 1972, e que posteriormente foi adaptado para o cinema com Sylvester Stallone como Rambo, postou em seu perfil no Twitter uma matéria do USA Today com um compilado de críticas negativas em relação a Rambo – Até o Fim, principalmente destacando a visão preconceituosa e xenófoba com a qual os mexicanos são retratados no longa.

“Eu concordo com estas resenhas de Rambo – Até o Fim. O filme é uma bagunça. Envergonhado de ter meu nome associado a ele.”

 

“O tempo passou para Rambo (Sylvester Stallone), agora ele vive recluso e trabalha em um rancho que fica na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Sua vida antiga marcada por lutas violentas, mas quase sempre vitoriosas, ficou no passado. No entanto, quando a filha de um amigo é sequestrada, Rambo não consegue controlar seu ímpeto por justiça e resolve enfrentar um dos mais perigosos cartéis do México.”

Rambo 5: Last Blood, com direção de Adrian Grunbert, tem no elenco Sylvester Stallone, Paz Vega, Óscar Jaenada e Adriana Barraza.

Adaptado do romance “Primeiro Sangue”, escrito por David Morrell e lançado em 1972, o primeiro filme protagonizado por Stallone como o personagem, Rambo – Programado Para Matar, estreou em 1982. No longa, assim como muitos outros veteranos, após retornar do Vietnã, John Rambo se vê como um pária na sociedade americana, e ao tentar visitar um amigo é hostilizado e perseguido pela força policial de uma pequena cidade. O segundo, Rambo II (1985), mostra o personagem retornando ao Vietnã para resgatar prisioneiros de guerra. Em 1988 foi lançado Rambo III, que coloca Rambo lutando ao lado dos mujahedins contra a invasão soviética no Afeganistão. Após a saída da União Soviética, os mesmos mujahedins retratados como valentes heróis no filme deram origem ao Talibã. O quarto filme foi lançado em 2008 e não foi bem recebido nem pela crítica e nem pelo público.

Comentários