Consultor do filme Contágio revela ter contraído o coronavírus

Consultor do filme Contágio revela ter contraído o coronavírus

O infectologista Ian Lipkin, que trabalhou como consultor médico do filme Contágio, lançado em 2011, revelou ter contraído o novo coronavírus, responsável pela pandemia que está paralisando o mundo. A informação é do The Wrap.

Lipkin, que é diretor do Centro de Infecção e Imunidade da Universidade de Columbia, assessorou o diretor Steven Soderbergh, o roteirista Scott Z. Burns e o elenco do filme Contágio em relação aos aspectos de uma pandemia, procurando garantir precisão na maneira como o longa retrata a disseminação de um vírus e a maneira como ele poderia se manifestar.

Em meio a pandemia do covid-19, o filme Contágio, estrelado por Matt Damon, Kate Winslet, Lawrence Fishburne, Jude Law e Gwyneth Paltrow, passou a ser um novo interesse do público, ainda que o novo coronavírus não seja tão letal quanto o vírus do filme.

Lipkin deu uma entrevista para a Fox Business e falou sobre seu próprio diagnóstico, dizendo estar se sentindo “miserável”.

“Se ele pode me atingir, ele pode atingir qualquer um”, disse Lipkin. “Eu sei onde eu acho que o contrai, mas isso não é mesmo que provar. Mas não importa. Esse vírus pode ser encontrado por todos os Estados Unidos.”

Ele disse que a Universidade de Columbia e outros centros de pesquisas estão empenhados em encontrar uma forma de tratamento para o covid-19, e que testes estão sendo conduzidos utilizando-se plasma de pacientes que conseguiram se curar para encontrar uma maneira eficaz de combater o coronavírus. Contudo, as pesquisas estão no começo e existe um longo processo entre a produção de um tratamento, testes laboratoriais e sua disponibilização para a população.

“Isso é algo que nós apenas começamos a explorar e não sabemos a dose ideal”, disse Lipkin.

Em Contágio, “um vírus letal, altamente contagioso e transmitido pelo contato com pessoas infectadas ou com objetos que estas tenham tocado, se espalha rapidamente pelo planeta, enquanto a comunidade científica tenta descobrir uma possível cura. Contudo, a sociedade se mostra cada vez mais vulnerável à pandemia.”

 

 

Comentários