Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, morre aos 95 anos

Christopher Tolkien, terceiro filho de J. R. R. Tolkine, o autor de O Senhor dos Anéis, e que por décadas cuidou do legado do pai, morreu aos 95 anos. A informação foi dada pela Tolkien Society através do Twitter. A causa não foi revelada.
Christopher Tolkien has died at the age of 95. The Tolkien Society sends its deepest condolences to Baillie, Simon, Adam, Rachel and the whole Tolkien family. pic.twitter.com/X83PTx4b7x
— Tolkien Society (@TolkienSociety) January 16, 2020
Christopher nasceu em 1924, serviu a Força Área Britânica durante a II Guerra Mundial e por décadas trabalhou como editor das obras do pai, sendo responsável pela publicação de trabalhos póstumos de J. R. R. Tolkien, como O Silmarillion e Contos Inacabados. Ele também administrava a Tolkien Estate and Trust, responsável pelo legado do escritor e que negociava as adaptações das obras de Tolkien para o cinema.
Ele afastou-se da Tolkien Estate and Trust em novembro de 2017, logo após a negociação com Amazon para a produção de uma série de TV de O Senhor dos Anéis. A série não vai ser produzida unicamente pela Amazon. Na verdade, a Tolkien Estate and Trust também estará envolvida na produção, assim como a New Line, selo da Warner responsável pelas trilogias O Senhor dos Anéis e o Hobbit, de Peter Jackson.
O projeto da série foi oferecido pela Tolkien Estate and Trust a companhias interessadas. Além da Amazon, a Netflix e a HBO também participaram do que pode ser chamado de leilão. O canal de Game of Thrones, porém, deixou as negociações em face dos valores exigidos pela Tolkien Estate and Trust. Segundo o Deadline, os responsáveis pelo legado do escritor britânico estavam pedindo entre US$ 200-250 milhões apenas pelos direitos de adaptação. Para se ter uma ideia, o dono da Amazon, Jeff Bezos, comprou o The Washington Post por exatamente esta quantia em 2013.
Apesar destes valores, classificados pela HBO como “insanos”, o Silmarillion não faz parte do acordo. Ou seja, o grande sonho dos fãs de Tolkien continuará sem receber uma adaptação, seja pra TV ou cinema.
A série de O Senhor dos Anéis vai se passar durante a Segunda Era da Terra Média, que é marcada pela ascensão e queda da Ilha de Númenor, e vai até a Queda de Sauron perante a última aliança entre elfos e homens. A estreia está prevista para 2021.