Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, morre aos 95 anos

Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, morre aos 95 anos

Christopher Tolkien, terceiro filho de J. R. R. Tolkine, o autor de O Senhor dos Anéis, e que por décadas cuidou do legado do pai, morreu aos 95 anos. A informação foi dada pela Tolkien Society através do Twitter. A causa não foi revelada.

 

 

Christopher nasceu em 1924, serviu a Força Área Britânica durante a II Guerra Mundial e por décadas trabalhou como editor das obras do pai, sendo responsável pela publicação de trabalhos póstumos de J. R. R. Tolkien, como O Silmarillion e Contos Inacabados. Ele também administrava a Tolkien Estate and Trust, responsável pelo legado do escritor e que negociava as adaptações das obras de Tolkien para o cinema.

Ele afastou-se da Tolkien Estate and Trust em novembro de 2017, logo após a negociação com Amazon para a produção de uma série de TV de O Senhor dos Anéis. A série não vai ser produzida unicamente pela Amazon. Na verdade, a Tolkien Estate and Trust também estará envolvida na produção, assim como a New Line, selo da Warner responsável pelas trilogias O Senhor dos Anéis e o Hobbit, de Peter Jackson.

O projeto da série foi oferecido pela Tolkien Estate and Trust a companhias interessadas. Além da Amazon, a Netflix e a HBO também participaram do que pode ser chamado de leilão. O canal de Game of Thrones, porém, deixou as negociações em face dos valores exigidos pela Tolkien Estate and Trust. Segundo o Deadline, os responsáveis pelo legado do escritor britânico estavam pedindo entre US$ 200-250 milhões apenas pelos direitos de adaptação. Para se ter uma ideia, o dono da Amazon, Jeff Bezos, comprou o The Washington Post por exatamente esta quantia em 2013.

Apesar destes valores, classificados pela HBO como “insanos”, o Silmarillion não faz parte do acordo. Ou seja, o grande sonho dos fãs de Tolkien continuará sem receber uma adaptação, seja pra TV ou cinema.

A série de O Senhor dos Anéis vai se passar durante a Segunda Era da Terra Média, que é marcada pela ascensão e queda da Ilha de Númenor, e  vai até a Queda de Sauron perante a última aliança entre elfos e homens. A estreia está prevista para 2021.

 

Comentários