Chefão da DC explica porque crossovers entre Marvel e DC não acontecerão novamente

Chefão da DC explica porque crossovers entre Marvel e DC não acontecerão novamente

Crossovers entre os personagens das duas principais editoras de quadrinho do mundo, DC e Marvel, não são uma novidade, na realidade, é algo bem antigo, começou nos anos 70, em revistas especiais que mostravam encontros do Superman com o Homem-Aranha, por exemplo. Mas nos anos 90 a coisa ganhou um outro nível quando uma minissérie DC vs Marvel ou vice-versa colocou os dois universos em rota de colisão, trazendo confrontos entre Superman e Hulk, Mulher-Maravilha contra Tempestade, Wolverine vs Lobo, Homen-Aranha contra Superboy e Capitão América vs Batman. Os vencedores eram escolhidos por meio de votação entre os fãs. A partir dai surgiu uma espécie de derivado chamado de Amalgama, no qual os super-heróis passavam por uma espécie de fusão a la Dragon Ball.

Vez ou outra fãs falam que gostariam de ver um novo crossover entre as editoras, mas no que depender de Dan DiDio, vice-presidente senior da DC, estes encontros nunca mais ocorrerão. Durante um painel na SDCC, DiDio falou a respeito do relacionamento entre a DC e a Marvel, e porque é contra os crossovers.

“Não é que nós sejamos inimigos mortais… é uma competição, se você quer a verdade…”, disse DiDio. “É assim que tem que ser. Como nós dizemos, ‘quanto mais você compete, melhor você se torna.’ Isso quer dizer que nós nos esforçamos muito para fazer nossos quadrinhos melhores que os quadrinhos da Marvel. É disso que se trata competição. Entre as duas empresas, nós ainda somos as líderes da indústria. Existem muitas outras editoras por aí, muitos ótimos títulos sendo criados, mas somos nós que realmente lideramos.”

Dan DiDio então criticou os crossovers feitos no passado.

“Honestamente, eu olho para esses crossovers Marvel/DC como um último recurso… Porque naquele ponto a indústria estava muito mal. Cada companhia sentiu que não poderia se manter sozinha, então eles tiveram que trabalhar juntas para criar um produto que gerasse energia suficiente e interesse para a fanbase naquele momento. Eu teria colocado essa energia criativa em nossos personagens ao invés de trabalhar em uma história com os personagens da Marvel.

E o mais embaraçoso disso, honestamente, é que certas coisas criadas nessa mistura, nesse mash-up, eram realmente empolgantes, mas nunca puderam ser revisitadas novamente sem a cooperação entre as duas editoras. Então no fim das contas, tudo que isso fez foi nos homogeneizar. A Marvel tem seu ponto de vista distinto, a DC tem um ponto de vista distinto, e eu acho que nós devemos trabalhar com nossas próprias forças ao invés de se preocupar em trabalhar com mais alguém. E eu espero, esperançosamente, que todos vocês ganhem com isso.”

Então é isso pessoal. Superman contra Hulk ou Superman contra Thor, Homem de Ferro contra Batman agora apenas na imaginação.

Fonte: Screen Rant

Comentários