Bienal diz que não vai recolher e censurar HQ da Marvel que foi atacada por Prefeito do Rio

Bienal diz que não vai recolher e censurar HQ da Marvel que foi atacada por Prefeito do Rio

Na noite desta última quinta (05), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou de forma extrajudicial o recolhimento de uma HQ da Marvel, o encadernado Vingadores, a Cruzada das Crianças, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, sob acusação de que a publicação possui “conteúdo sexual para menores”.

A censura ocorre em razão da trama da HQ abordar o romance entre os personagens Wiccano e Hulkling, que são abertamente gays.

 

 

Contudo, a organização do evento afirmou que os encadernados não serão recolhidos nem tampouco embalados em sacos pretos como também exigiu Crivella e divulgou uma nota (via UOL):

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”
ingadores, a Cruzada das Crianças foi publicada em 2010 e tem roteiro de Allan Heinberg e ilustração de Jim Cheung.

Comentários