[SPOILER] O que podemos deduzir sobre Vingadores 4 a partir do final de Guerra Infinita

[SPOILER] O que podemos deduzir sobre Vingadores 4 a partir do final de Guerra Infinita

O texto abaixo contém spoilers de Vingadores: Guerra Infinita

A Marvel tinha decidido inicialmente que a nova saga dos Vingadores seria dividida em duas partes, Guerra Infinita 1 e Guerra Infinita 2, mas depois voltou atrás e afirmou que o quarto filme dos Vingadores não seria intitulado como uma segunda parte de Guerra Infinita e deixou-o sem titulo, sendo nomeado apenas como Vingadores 4.

A ideia é que o título do quarto filme revelaria demais sobre a conclusão do terceiro. Além disto, também passou a ser declarado, pelos diretores, produtores e roteiristas, que o longa que vai estrear em maio de 2019 é uma nova história, e não exatamente uma continuação. No início de abril, os irmãos também sugeriram que o público deveria ficar com medo do título de Vingadores 4. E após assistirmos Vingadores: Guerra Infinita podemos ter uma ideia do porquê.

Vingadores: Guerra Infinita é o único filme de super-heróis e um dos poucos em qualquer gênero no qual o vilão realmente vence ao final. Thanos atinge seu objetivo, apossasse de todas as Joias do Infinito e realiza aquilo que acredita ser sua missão: trazer equilíbrio ao universo matando metade da população do cosmos, de forma aleatória.

No decorrer do filme, alguns personagens são mortos, digamos assim, de modo tradicional (Heimdall (Idris Elba), Loki (Tom Hiddleston), Gamora (Zoe Saldana), Visão (Paul Bettany) enquanto outros, ao final, são transformados em cinzas e deixam de existir após o estalar de dedos de Thanos. Estes foram Wanda (Elizabeth Olsen), Pantera Negra (Chadwick Boseman), Bucky (Sebastian Stan), Falcão (Anthony Mackie), Groot, Drax (Dave Bautista), Mantis (Pom Klementieff), Star-Lord (Chris Pratt), Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) e o Homem-Aranha (Tom Holland), além de Maria Hill (Cobie Smulders) e Nick Fury (Samuel L. Jackson) na cena pós-crédito.

 

Curiosamente, sobraram, pelo que sabemos, cinco dos Vingadores originais: Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Bannner (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johannson) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), além de, presumivelmente, Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). Em Wakanda, Shuri (Letitia Wright) e Okoye (Danai Gurira) também sobreviveram. E Rocky (Bradley Cooper) é o único dos Guardiões ainda vivo, embora Nebulosa (Karen Gillan) também não tenha perecido. Podemos inferir que o Homem-Formiga (Paul Rudd) e Vespa (Evangeline Lilly) também não se tornaram cinzas, mas isto ainda é apenas uma especulação. Quando Vingadores 4 começar serão estes os heróis existentes.

Tony Stark se encontra em Titã acompanhado apenas por Nebulosa. A nave no qual ele e os outros chegaram até lá foi destruída na aterrissagem, mas ele deve retornar a Terra através do meio de transporte que a filha rejeitada de Thanos usou para encontrar o pai. Já em Wakanda, com a morte de T’Challa, Shuri deve assumir o trono, assim como nos quadrinhos, tornando-se a nova Pantera Negra. A princesa, e agora rainha, conseguiu salvar boa parte da memória e programação de Visão antes do ataque de Corvus Glaive, então ela poderá reviver o sintozoide, mas agora este deve estar desprovido de emoções, voltando a ser algo parecido com Jarvis.

Outro ponto de interrogação interessante é o conflito entre Bruce Banner e Hulk. O gigante esmeralda recusa-se a agir, escondendo-se, após ter sido humilhado por Thanos. É possível que isto leve a uma evolução no personagem. Até o momento, Banner e Hulk são personas totalmente diferentes, mas a nova dinâmica pode estabelecer uma nova mudança, com Banner assumindo o controle total, ou seja, transformand0-se fisicamente no Hulk, mas ainda sendo mentalmente ele mesmo. Algo similar, portanto, ao Hulk Cinza dos quadrinhos.

 

 

A ausência de Gavião Arqueiro nos trailes e imagens promocionais agora faz todo sentido, uma vez que ele de fato não está presente no filme, assim como Scott Lang. A Viúva Negra explica que, após a fuga da Balsa em Capitão América: Guerra Civil, os dois fizeram um acordo com o governo, de modo a retornarem a suas famílias, permanecendo em prisão domiciliar. Podemos deduzir que a família de Clint e a de Scott estão entre as vítimas de Thanos, e isto deve transformar o Gavião Arqueiro na figura mais sombria conhecida como Ronin, conforme já foi revelado. Assim, os Vingadores originais serão reunidos mais uma vez, com a inclusão de Homem-Formiga e Vespa, embora esta também possa ter sido morta, uma vez que Evangeline Lilly contou que sua participação em Vingadores 4 foi pequena. Por outro lado, teremos a participação da Capitã Marvel (Brie Larson), que foi convocada por Nick Fury na cena pós-crédito.

A trama do próximo filme deve girar em torno de desfazer o genocídio cósmico produzido por Thanos, mas para alcançarem este objetivo os heróis precisarão encontrar Thanos e recuperar a Manopla do Infinito, que ficou danificada após o Titã Louco realizar o seu desejo. Ficam duas questões: onde Thanos se encontra? Como recuperar a Manopla? A resposta da segunda é mais fácil, criando uma nova em Nidavalir. Na oficina dos anões que criavam as armas mais poderosas do universo, vimos que Eitri (Peter Dinklage) forjou a Manopla do Infinito para Thanos, e um molde ainda se encontra lá, portanto uma nova pode ser criada.

Mas onde Thanos se encontra? Após estalar seus dedos e dizimar metade da vida existente no universo, ele surgiu em um lugar de aparência plácida e dourada, no qual encontrou a pequena Gamora. Este lugar é o interior da Joia da Alma, onde ficam todas as almas dos seres que tiveram sua vida tirada a partir dos poderes da gema. A passagem para o Universo da Alma pode ser obtida através da Dimensão Quântica, que foi apresentada no primeiro filme do Homem-Formiga e que será melhor explorada em Homem-Formiga e Vespa.

 

 

Porém, uma dúvida em relação ao quarto filme permanece: a viagem no Tempo. Sabemos que ela não se dará através da Joia do Tempo, já que ela está com Thanos. Mas vimos imagens do set de Vingadores 4 que mostram a recriação da Batalha de Nova York, no primeiro filme dos Vingadores, sendo a presença do Homem-Formiga a única diferença, o que indica que não será uma espécie de memória, lembrança, mas uma passagem real. Novamente a viagem pela Dimensão Quântica é a única explicação possível dentro deste cenário. Mas qual será o objetivo desta viagem no tempo?

A verdade é que, ao invés de esclarecer, o final de Vingadores: Guerra Infinita apenas tornou ainda mais misterioso e difícil de prever o que teremos em Vingadores 4. Os roteiristas, Christopher Markus e Stephen McFeely declararam em entrevista que ninguém ainda conseguiu adivinhar do que se trata, e que será algo inesperado e novo. Por uma coisa ficou clara: Vingadores 4 não será realmente uma continuação, mas um recomeço.

Uma jornada cinematográfica, sem precedentes, de 10 anos e abrangendo todo o Marvel Cinematic Universe, Vingadores: Guerra Infinita, da Marvel Studios, traz à tela o confronto mais mortal de todos os tempos. Os Vingadores e e seus aliados super-heróis devem estar dispostos a sacrificar tudo na tentativa de derrotar o poderoso Thanos antes que seu ataque de devastação e ruína ponha um fim no universo.”

Vingadores: Guerra Infinita, com direção dos Irmãos Russo (Capitão América: Guerra Civil), tem no elenco Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Paul Bethany (Visão), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Chris Pratt (Peter Quill),Zoe Saldana (Gamora), Bradley Cooper (Rocket Raccoon), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff(Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Tom Holland(Homem-Aranha),Josh Brolin (Thanos), Peter Dinklage (Pip), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye).Benedict Wong(Wong), Jon Favreau (Happy Hogan)

Vingadores: Guerra Infinita estreia 25 de abril de 2018 e Vingadores 4 para 09 de maio de 2019

 

 

Comentários