Quais são as chances de Pantera Negra, Guerra Infinita e Homem-Aranha ganharem um Oscar?

Quais são as chances de Pantera Negra, Guerra Infinita e Homem-Aranha ganharem um Oscar?

A cerimônia do Oscar este ano terá uma presença sem precedentes dos filmes de super-heróis. Sem um apresentador fixo, após a desistência de Kevin Hart em decorrência da polêmica envolvendo antigas declarações homofóbicas, o evento contará com vários apresentadores se revezando, e é esperada uma participação especial do elenco de Vingadores. Mas talvez o casting ou equipe da Marvel suba ao palco não apenas para anunciar os indicados, mas também para receber alguns prêmios.

O Marvel Studios concorre a oito prêmios, sendo sete para Pantera Negra e um para Vingadores: Guerra Infinita, e embora seja uma produção da Sony, Homem-Aranha no Aranhaverso é um filme do herói mais popular da Casa das Ideias, que também participa da produção como parceria. Mas quais são as chances efetivas destas películas se sagrarem vencedoras na competição?

É possível dizer que Homem-Aranha no Aranhaverso certamente está muito à frente de seus competidores na disputa, sendo favoritíssimo ao Oscar de Melhor Animação.  O longa animado, com direção de Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, já foi o vencedor do Globo de Ouro e também do Critics Choice Awards, o que lhe a condição de premiação mais garantida da noite.

Vingadores: Guerra Infinita, a maior bilheteria de 2018, está indicado na categoria de Efeitos Visuais e concorre com Primeiro Homem, Han Solo: Uma História Star Wars, Jogador Número Um e Christopher Robin. Neste caso não dá pra cravar um vencedor garantido, mas são muito boas as chances de Guerra Infinita receber a estatueta. Dentre todos os indicados ele é o que apresenta o trabalho mais elaborado, sobretudo na criação digital de Thanos, que é tão detalhista que permite identificar as mais sutis expressões faciais de Josh Brolin.

Pantera Negra é o grande azarão da categoria principal do Oscar, que tem como grande favorito Roma, de Alfonso Cuaron. Pode-se dizer, na verdade, que quase todos os filmes, a exceção de Bohemian Rhapsody, estão à frente de Pantera Negra em termos de chance de vitória. Contudo, às vezes, os azarões surpreendem. Em uma matéria publicada em novembro de 2018, o THR consultou alguns especialistas para entender as possibilidades da produção da Marvel se tornar o primeiro longa de super-heróis indicado a Melhor Filme e foi citado por alguns que o impacto cultural de Pantera Negra pode ser um fator de peso na disputa, sobretudo agora, quando a sociedade norte-americana tornou-se mais polarizada e as discussões sobre temas raciais estão muito em pauta. Contudo, mesmo neste caso existe um competidor com mais chances de vitória, Infiltrado na Klan, de Spike Lee.

Contudo, Pantera Negra pode acabar a noite com duas estatuetas. As seis outras categorias em que concorre são Figurino, Mixagem de Som, Edição de Som, Trilha Sonora, Design de Produção e Canção Original. Em pelo menos duas delas a equipe de Pantera Negra pode sagrar-se vencedora: Figurino e Design de Produção. Não são vitórias garantidas, pelo contrário, pois nestas duas categorias a disputa está aberta, tendo a competição de filmes de época, como A Favorita e Duas Rainhas em Figurino e Roma e o Retorno de Mary Poppins em Design de Produção, mas as chances existem.

Assim, é possível que o Marvel Studios encerre a noite de premiação com três estatuetas e a Marvel Entertainment comemore a vitória do Amigão da Vizinhança como  Melhor Animação.

A 91ª cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 24 de fevereiro.

Comentários