Novo dinossauro descoberto no Brasil recebe o nome de Thanos

Novo dinossauro descoberto no Brasil recebe o nome de Thanos

Um novo tipo de dinossauro pertencente a família Abelisauridae dos ceratossauros terópodes, isto é, dinossauros bípedes, foi identificado por uma equipe de paleontologistas brasileiros na região de São José do Rio Preto, em São Paulo. Os primeiros ossos foram descobertos em 2014 pelo grupo liderado por Sérgio Luis Simonatto, do Museu de Paleontologia Prof. Antonio Celso de Arruda Campos, mas apenas depois de novos achados que foi possível identificar que existia ali uma nova espécie.

Agora em 2018, os paleontólogos Rafael Delcourt e Fabiano Vidoi Iori batizaram a nova espécie com o nome Thanos simonattoi, fazendo uma referência ao personagem da Marvel criado por Jim Starlin e que ganhou grande popularidade recentemente depois do sucesso do filme Vingadores: Guerra Infinita.

 

Recriação artística do Thanos simonattoi por Deverson da Silva.

Com base em uma vértebra, os autores do estudo estimam que o carnívoro Thanos simonattoi  possuía entre 5,5 e 6,5 metros. Contudo, ele não era o maior predador de seu habitat, pois fósseis de um espécie ainda maior, provavelmente de um megaraptor, que podia medir até 8,6m, foram encontrados na mesma região.

Fonte: Flipscience

 

Comentários