Capitã Marvel e o que é possível especular a partir das informações e fotos divulgadas

Capitã Marvel e o que é possível especular a partir das informações e fotos divulgadas

A EW divulgou, nesta quarta (05), as primeiras imagens e detalhes da trama de Capitã Marvel, próximo filme do Marvel Studios que será lançado em fevereiro. Pelo pouco que foi revelado até agora podemos dizer apenas que o filme será substancialmente diferente do que era previamente imaginado, ou seja, uma história de origem que seguiria a estrutura clássica desse tipo de narrativa.

Contudo, a partir de pedaços de informações publicados pela EW, fica claro que o filme não será uma história de origem nos moldes convencionais. Já apresentará a protagonista, Carol Danvers, vivida por Brie Larson, com seus poderes e fora da Terra, integrando um grupo da elite militar Kree chamado Starforce.

Nos quadrinhos, a Starforce apareceu pela primeira vez em 1992, sendo um grupo de elite de guerreiros kree reunidos pela Inteligência Suprema para realizar ações de combate durante a guerra do Império Kree contra o Império Shi’ar. Sua representação nas HQs foi como uma equipe de vilões, cujos integrantes eram Ronan, o Acusador, Korath, Doutora Minerva e Capitão Atlas.

 

 

A EW diz que Carol Danvers (Brie Larson) deixa a Terra para integrar a Starforce sob o comando de um enigmático guerreiro interpretado por Jude Law. Desde o anúncio da escalação todos acreditam que ele interprete Mar-Vell, porém a identidade do personagem ainda permanece um mistério. A foto acima leva a crer que a equipe de elite responda a autoridade de Ronan, o Acusador (Lee Pace), sendo formada por Korath (Djimon Hounson), Minn-Erva (Gemma Chan), Att-Lass (Algenis Perez Soto) e Bron-Char (Rune Temte).

Nos quadrinhos, os Kree de pele azul, como Ronan, são considerados os de sangue mais puro e ocupam as posições mais importantes no governo, enquanto os Kree de pele rosa, ou branca, como preferir, como Mar-Vell, possivelmente Jude Law, são considerados impuros por serem frutos da miscigenação dos Kree com outras espécies. A partir dai são grandes as possibilidades de que a relação entre o Acusador e o guerreiro não seja das mais amistosas.

 

 

A matéria também diz que Carol Danvers retorna à Terra, encarando novas questões sobre o seu passado. As imagens que mostram a personagem ainda como piloto da Força Área certamente são parte dos flashbacks, mas que questões do passado ela irá encarar? Pelo descrito até agora parece que a origem de seus poderes será diferente do que ocorreu nos quadrinhos. Nas HQs, seus poderes cósmicos surgiram após ela ser exposta aos raios de uma máquina chamada Psico-Magnetron que estava em uma base kree abandonada na Terra. O acidente ocorreu depois que Carol, amiga de Mar-Vell, foi sequestrada por um alienígena inimigo do guerreiro kree. A máquina podia transformar imaginação em realidade e, ao ser atingida por ela, Carol Danvers teve sua estrutura genética alterada.

Ainda é possível que parte dessa origem seja de alguma forma adaptada, porém outra possibilidade é que Carol se revele uma inumana. Milhares de anos no passado, os Kree realizaram experimentos com os primitivos seres humanos, com a finalidade de transformá-los em armas vivas contra seus inimigos mortais, os Skrull. Talvez, ao retornar a Terra, a heroína descubra que seus poderes são resultados da manipulação genética kree e isto vai ao encontro da declaração de Jude Law a EW: “Esses extraordinários poderes que ela possui, ele vê isso como uma bênção e algo que ela deve aprender a controlar. Isso é um tema que percorre o filme, o elemento de aprender a controlar suas emoções e usar os poderes sabiamente.”

 

 

Os skrulls são uma espécie humanoide que possui a habilidade de se metamorfosear, adquirindo a aparência que quiserem. O texto da EW diz que Carol encontrará um formidável inimigo na forma de Talos, papel de Ben Mendelsohn, líder de uma invasão Skrull à Terra.

O curioso é que, nos quadrinhos, Talos é um skrull que não possui a habilidade de metamorfose. Contudo, no princípio ele é considerado um guerreiro valioso, sendo chamado de O Indomável. Porém, tudo muda ao ser capturado pelos Kree em meio a guerra e, de forma vergonhosa conforme sua cultura, não cometer o suicido ritual, algo similar ao seppuko dos samurais. A partir de então Talos passa a ser chamado de O Domado.

Uma das fotos divulgadas mostra Ben Mendelsohn como Talos, porém ele aparece na forma humana.

 

Nos quadrinhos, como não possui a habilidade de se metamorfosear, Talos usa maquiagem para se disfarçar de humano. Já no filme existem duas possibilidades: ou a deficiência do personagem foi ignorada e ele pode se metamorfosear ou ele usa algum tipo de dispositivo similar ao que a Viúva Negra (Scarlett Johansson) usou em Capitão América: Soldado Invernal ao assumir a identidade de uma das conselheiras da SHIELD.

Os Skrulls estão planejando uma invasão maciça da Terra, mas  alguns deles já estão integrados em postos chaves dos governos humanos, como, por exemplo, a SHIELD, sendo esta a missão do personagem de Mendelsohn, que, de acordo com a EW,  está disfarçado como alguém que tem acesso a organização de inteligência da ONU.  E aqui entra Samuel L. Jackson.

 

 

A matéria revela que, na época em que o filme se passa, nos anos 90, Nick Fury ainda não é um agente de campo da SHIELD, trabalhando apenas no serviço burocrático. É possível que, assim como ocorreu em Capitão América: Soldado Invernal, ele comece a desconfiar que a agência está infiltrada. Também no segundo filme do Capitão, em diálogo com Alexander Pierce (Robert Redford), Fury diz que na última vez em que confiou em alguém perdeu um olho. É provável que ele estivesse se referindo a um kree infiltrado, talvez a Talos.

 

 

Se começa o filme como uma integrante da Starforce, Carol Danvers certamente não fará mais parte do grupo quando o filme terminar e a mudança fica estabelecida a partir da mudança nas cores de seu uniforme. Acredito que Ronan utilizará a equipe como parte de seu plano para dar um golpe de estado no Império Kree e que, de alguma forma, isto levará a decisão de destruir a Terra como estratégia da guerra contra os Skrulls, o que colocará Carol e Mar-Vell (?) contra seus antigos aliados.

A Terra pode ser poupada pela Inteligência Suprema como recompensa por Carol ter ajudado a impedir os planos de Ronan, contudo, em meio ao conflito, Mar-Vell pode morrer e a heroína passar a usar seu nome como forma de homenageá-lo.

A história segue Carols Danvers e como ela se torna uma das mais poderosas heroínas do universo quando a Terra é pega no meio de uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas. Situado nos anos 90, Capitã Marvel é uma aventura inteiramente nova de um período nunca antes visto no Universo Cinematográfico da Marvel.”

Capitã Marvel, com direção de Anna Boden e Ryan Fleck, tem no elenco Brie Larson (Carol Danvers/Capitã Marvel), Judeu Law (Mar-Vell),  Samuel L. Jackson (Nick Fury), Ben Mendelsohn (Yon-Rogg), Clark Gregg (Phil Coulson), Lee Pace (Ronan), Djimon Hounson (Khorat) e Annette Bening.

Capitã Marvel tem estreia agendada para 28 de fevereiro de 2019..

Comentários