10 séries pouco conhecidas que merecem ser vistas

10 séries pouco conhecidas que merecem ser vistas

Essas 10 séries não tiveram muito hype, mas você precisa conhecer

É fácil pensar nas 10 séries mais populares, mas e quanto às menos conhecidas? Hoje vivemos uma espécie de Era de Ouro das séries de TV, com algumas produções se equiparando a grandes lançamentos do cinema em termos de hype. Anualmente são produzidas inúmeras novas séries e minisséries, mas muitas destas, apesar da grande qualidade, permanecem à sombra de outras com mais apelo popular ou hype. Algumas das produções que aparecem nesta lista de 10 séries pouco conhecidas tem um grupo de fãs, e até já receberam prêmios, mas ao menos no Brasil não foram ainda descobertas por grande parte do público.

1 – Banshee

10 séries

A primeira das 10 séries pouco conhecidas que você precisa conhecer é uma produção superlativa,  que abusa – no bom sentido – daquilo que mais atrai as pessoas: sexo e violência. Mas não pense que ela é apenas apelativa, usando a nudez e rios de sangue para esconder uma história fraca. Produzida pelo canal Cinemax, a trama de Banshee gira em torno da tentativa de um ex-presidiário (Anthony Starr) para recuperar o amor de sua vida. Com esse objetivo, ao sair da prisão ele viaja até a pequena cidade de Banshee, na Pensilvânia, que tem entre seus habitantes uma colônia amish, e, por um acidente, assume a identidade do novo xerife, Lucas Hood, cuja morte ele testemunhara. Ainda que pequena, e aparentemente pacata, a comunidade é controlada por um perigoso gangster local e convive com muitas outras ameaças. Enquanto tenta reconquistar a mulher que ama, Lucas Hood procura manter a ordem ainda que por métodos nada ortodoxos.  Banshee, com suas quatro temporadas, é garantia de adrenalina em doses cavalares.

2 – Being Human

10 séries

Você já viu essa história antes: o dia a dia cheio de humor e drama de um grupo de amigos que divide o mesmo endereço. Mas Being Human tem uma pequena diferença: os três amigos são um vampiro, um lobisomem e uma fantasma. Produzida pela BBC, com cinco temporadas, a série é sobre três criaturas sobrenaturais tentando se adaptar o máximo possível ao mundo normal, desejando mais do que tudo ter uma vida simples, o mais humana possível. O carisma dos protagonistas, dentre eles Aidan Turner (o anão Kili da trilogia O Hobbit), na pele do vampiro John Mitchell, faz com que você realmente se importe com seus dramas existenciais e cotidianos, criando com os três uma relação de empatia tão forte quanto a existente entre os três inusitados amigos, que enfrentam ameaças sobrenaturais enquanto procuram levar uma vida pacata no subúrbio de Bristol.

3 – Broadchurch

10 séries

Quem matou Danny? Essa é a questão que norteia os oito episódios da primeira temporada dessa elogiada série britânica. A história começa com o corpo de um menino sendo achado na praia do pequeno balneário turístico de Broadchurch, e, como não poderia deixar de ser, todos na comunidade passam a ser suspeitos. Os segredos dos moradores da então pacata cidade litorânea são trazidos à tona pela investigação do polêmico detetive Alec Hardy, um forasteiro recém-transferido vivido com maestria pelo nosso querido David Tennant, em nada lembrando o carismático 10º Doctor ou mesmo o sarcástico Killgrave de Jessica Jones. O detetive Hardy é um homem solitário, introspectivo, amargurado por trazer sobre os ombros a culpa da não solução de outro caso de assassinato envolvendo uma criança. Já a sua parceira na investigação, a detetive Ellie Miller (Olivia Colman) é uma mulher doce, gentil e querida na comunidade, mas a medida que a trama avança até mesmo ela passa a ser afetada negativamente ao descobrir a sujeira que se esconde sobre a aparente normalidade de Broadchurch.

4 – Hell on  Wheels

10 séries

Uma série épica que acompanha um dos momentos mais marcantes da história dos EUA: a construção da ferrovia transcontinental, o “Inferno sobre Rodas”, ligando a costa leste ao oceano pacífico. A trama gira em torno do ex-oficial confederado Cullen Bohannon (Anson Mount), que torna-se funcionário da ferrovia Union Pacific para se aproximar dos assassinos de sua família e executar a esperada vingança. Misturando personagens ficcionais com figuras histórias reais, Hell on Wheels traça um retrato vívido, cruel e nada encantador do velho oeste, abordando, em meio à cenas de ação e tiroteio, as feridas provocadas pela então ainda recente Guerra Civil, as condições degradantes dos empregados negros e seus conflitos com os trabalhadores brancos, a humilhação e violência contra as mulheres, as atrocidades cometidas contra os índios, o lado feio e degradante da Conquista do Oeste.

5 – Luther

Estrelada por Idris Elba, o Heimdall dos filmes de Thor, a série é  um estudo de personagem do inspetor da polícia londrina, John Luther. Apesar de respeitado pelo seu trabalho, sua personalidade intensa, com picos de agressividade e obsessão, e seus métodos nada ortodoxos, levantam suspeitas sobre sua capacidade frente a uma unidade especializada em crimes graves. Em meio a solução dos crimes, Luther precisa encarar o fim de seu casamento e uma complicada relação de amor e ódio com uma charmosa suspeita de assassinato. Ainda que aparente ser uma série procedural, com um caso da semana, o fio central da trama se desenvolve de modo avassalador nos últimos episódios da primeira temporada e praticamente definem a continuidade da série, com Idris Elba nos entregando um dos mais interessantes policiais das séries de TV.

6 – Justified

10 séries

Um faroeste moderno, que troca as amplas planícies do velho oeste, pelas montanhas do Kentucky, Justified tem em Raylan Givens, um U.S. Marshall com típico chapéu de cowboy, um anti-herói que atira primeiro em qualquer circunstância. Criado em uma família de foras-da-lei, o personagem brilhantemente vivido por Timothy Olyphant é obrigado a voltar à sua cidade natal, que deixara vários anos antes, e confrontar-se com os fantasmas do seu passado, tanto familiares quanto amigos, todos criminosos, enquanto tenta fazer justiça. Uma das forças da série reside no carisma de Boyd Crowder, um traficante, assaltante e charlatão que Walton Goggins interpreta de forma magnífica, estabelecendo-o não apenas como o nêmeses de Raylan mas também o espelho da natureza que o agente federal sabe existir dentro de si e contra a qual mantém uma luta incessante para controlar.

7 – Parks and Recreation

10 séries

A única comédia da lista de 10 séries pouco conhecidas e utilizando do recurso da narrativa seguir o ponto de vista de um documentário, assim como The Office, Parks and Recreation aborda o dia-a-dia de uma repartição pública na pequena cidade de Pawnee, em Indiana, e a vida de seus funcionários, sobretudo a da entusiasta, apaixonada pelo trabalho e otimista Leslie Knope (Amy Poehler). Com um texto afiado e divertido, Parks and Recreation tem seu ponto alto nos bizarros e surreais habitantes de Pawnee, que fazem da pequena cidade, a exemplo do que ocorre com a Springfield dos Simpsons, um microcosmo dos EUA. Dentre eles destaque para Andy Dwyer, vivido por Chris Pratt, e Ron Swanson (Nick Offerman), o rabugento e paranoico chefe de Leslie.

8 – The Americans

10 séries

Uma lenda da Guerra Fria é a história de espiões soviéticos vivendo disfarçados nos EUA como comuns e pacatos cidadãos norte-americanos, alcançando até mesmo cargos chave no governo. O tema já foi abordado no cinema em filmes como Sem Saida (1987),  com Kevin Costner, e Espiões Sem Rosto (1988), com River Phoenix, mas é em The Americans que essa Idea é muito melhor desenvolvida. Criada por um ex-agente da CIA, Joe Weisberg, a série aborda a vida cotidiana de um casal, interpretados por Matthew Rhis e Keri Russel, que entre problemas domésticos realiza missões de espionagem para o governo soviético enquanto aparentam ser uma típica família do subúrbio. A vida dos dois sofre um complicação quando a casa em frente é ocupada pela família de um agente do FBI, com quem passam a manter uma relação de amizade e constante desconfiança.

9 – The Bridge

10 séries

Talvez a menos conhecida dessa lista de 10 sériesThe Bridge é uma série dano-sueca que conta a história da investigação de um crime que se inicia no meio da ponte que liga a  cidade de Malmo, na Suécia, a Copenhagen, na Dinamarca. O corpo separado ao meio de uma mulher é colocado justamente na marca das duas fronteiras, mas logo descobre-se que a parte superior e inferior pertencem a vítimas diferentes, uma sueca e outra dinamarquesa. Quem estaria por trás do crime? Qual sua motivação? Para solucionar o crime é designada uma força tarefa unindo policiais dos dois países, o que une dois detetives de métodos e personalidades bem distintas, o dinamarquês Martin e a sueca Saga, que aparentemente possui uma condição semelhante a síndrome de asperge.  O motor da série é, sobretudo. o relacionamento entre os dois agentes, com uma dinâmica que se desenvolve progressivamente do estranhamento para a amizade e respeito, e a discussão política que a séries de crimes cometidos pelo assassino acaba provocando.

10 – The Wire

10 séries

The Wire está nesta lista de 10 séries pouco conhecidas porque, pelo menos no Brasil,  ela não ainda foi plenamente reconhecida, apesar de ser uma das mais importantes séries da história da TV, sendo eleita algumas vezes como a melhor série já produzida. Mas não espere nenhuma trama mirabolante cheia de reviravoltas, grandes efeitos ou incríveis cenas de ação. A força de The Wire consiste em seu texto e suas atuações. A série, produzida de 2002 a 2008 pela HBO, aborda a criminalidade na cidade de Baltimore sobre múltiplos ponto de vistas: policiais; traficantes; políticos; jornalistas; cidadãos comuns. O ponto de partida é a criação de uma força tarefa, unindo agentes da narcóticos e homicídios, com a missão de levar para a cadeia um chefe do tráfico que atua nos conjuntos habitacionais da periferia de Baltimore, mas logo isto se amplia e vemos como de uma forma ou de outra todos estão conectados com o crime. The Wire é uma série realista ou pessimista, se preferir, que joga luzes sobre a realidade das ruas e da polícia nos guetos das cidades norte-americanas. Um dos papeis centrais da série fica a cargo do aqui estreante em grandes produções Idris Elba, na pele do traficante Stringer Bell.

 

 

 

 

 

 

Comentários